Marketing e Design

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos teóricos da UC serão apresentados por via de exposição teórica e da resolução teórico/prática de exercícios ou análise e discussão de estudos de caso. 

Resultados de Aprendizagem

No final da UC pretende-se que os alunos percebam: 1) o que é o marketing. 2) as diferentes abordagens do marketing e design e o modo como se complementam. 3) a importancia do ambiente de marketing e do comportamento do consumidor na elaboração de propostas de design. 4) como pode ser concebida uma estratégia de marketing.

Programa

CAPíTULO 1 – Os princípios de marketing

1- O que é o marketing

2- o processo de marketing

3- As diferentes orientações de marketing

4- O contexto de marketing e as mudanças com a era digital

CAP II: A relação do marketing / design

1- A relação marketing e o design, as diferentes culturas e abordagens

2- O complemento do marketing e o design

3- O design gráfico, o design de produto e o design de comunicação

CAPIII: Compreensão do mercado, consumidor e a relação com o design

1- O modelo e a análise do comportamento do consumidor

2- A obtenção de informação do consumidor e os sistemas de informação de marketing

3-Consumidor séc XXI: do hiperconsumo ao consumo sustentável, responsável e a relação com o design

CAP IV: I: A elaboração da estratégia de marketing

1 – A análise das necessidades pela segmentação

2 – A análise da competitividade

3 – Posicionamento e diferenciação

4 – A escolha de uma estratégia de marketing

4.1. Produto

4.2. Marca

4.3. Preço

4.4. Comunicação

4.5. Distribuição

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - trabalho - 50.0%
  • - Teste - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - trabalho de grupo - 40.0%
  • - Frequência - 40.0%
  • - trabalho individual - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

– BEVERLAND, M.B. & FARRELLY, F.J., 2011, Designers and marketeers: towards a shared understanding, Design Management Review, Vol. 22, nº3, pp. 62-70.

– GOWEREK et al., 2016. The relation between design and marketing in the fashion industry. Journal of fashion marketing and management, Vol. 20, issue 3,

– KOTLER, P. 6 KELLER, K. L., 2016. Marketing Mangement,15th ed.; Pearson.

– KOTLER, P Y ARMSTRONG, G., 2018. Principios de marketing, 17ª edicion. Madrid, Pearson educacion.

– SVENGREN HOLM, L. & JOHANSON, U., 2005. Marketing and design: Rivals or partners?”. Design Management Review, Vol.16, nº.2, pp.36-41.

– WEINSCHENK, Susan (2016). 100 More things every designer to know about People. Pearson.