Marketing e Design

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.

A avaliação continua compreende a realização de um trabalho de grupo (40%), um trabalho individual (10%) e um teste individual (40%). A participação e a realização de atividades em aulas também terão uma ponderação de 10%.

Resultados de Aprendizagem

No final da UC pretende-se que os alunos percebam:
1) o que é o marketing.
2) as diferentes abordagens do marketing e design e o modo como se complementam.
3) a importância do ambiente de marketing e do comportamento do consumidor na elaboração de propostas de design.
4) como pode ser concebida uma estratégia de marketing.

Programa

CAP 1 – Os princípios de marketing
1- O que é o marketing
2- o processo de marketing
3- As diferentes orientações de marketing
4- O contexto de marketing e as mudanças com a era digital

CAP 2 – A relação do marketing / design
1- A relação marketing e o design, as diferentes culturas e abordagens
2- O complemento do marketing e o design
3- O design gráfico, o design de produto e o design de comunicação

CAP 3 – Compreensão do mercado, consumidor e a relação com o design
1- O modelo e a análise do comportamento do consumidor
2- A obtenção de informação do consumidor e os sistemas de informação de marketing
3-Consumidor séc.  XXI: do hiperconsumo ao consumo sustentável, responsável e a relação com o design

CAP 4 – A elaboração da estratégia de marketing
1 – A análise das necessidades pela segmentação
2 – A análise da competitividade
3 – Posicionamento e diferenciação
4 – A escolha de uma estratégia de marketing
4.1. Produto
4.2. Marca
4.3. Preço
4.4. Comunicação
4.5. Distribuição

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Frequência - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Beverland, M. & Farrelly, F. (2011). Designers and marketeers: towards a shared understanding.Design Management Review.
Gowerek et al. (2016). The relation between design and marketing in the fashion industry. Journal of fashion marketing and management. Vol. 20.
Kotler, P. & Keller, K. (2016). Marketing Management. Pearson.
Svengren L. & Johanson, U. (2005). Marketing and design: Rivals or partners?”. Design Management Review.