Marketing Estratégico

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.

 

AVALIAÇÃO CONTINUA:

– dois trabalhos individuais (15%+15%)

– trabalho de grupo (20%)

– teste individual (40%)

– Participação e a realização de actividades em aulas (10%)

 

EXAME FINAL

– teste escrito (50%)

– trabalho com a mesma ponderação e cujo propósito é caracterizar a estratégia de marketing de uma marca.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da UC os estudantes sejam capazes de:

– Definir e enunciar os conceitos fundamentais do Marketing Estratégico

– Perceber as fontes de informação para a análise de um ambiente de marketing

– Estabelecer uma estratégia de segmentação

– Aplicar os conceitos de diferenciação e posicionamento

– Identificar as variáveis nas decisões sobre produto, preço, distribuição e comunicação

Programa

Capitulo 1: 

A função do marketing

1- O marketing na empresa e na economia

2 – Do Marketing 1.0. ao Marketing 4.0.

3-  Da orientação marketing à orientação mercado

4- Os conceitos-chave de marketing

II: O Marketing 5.0.

1- A caracterização do contexto

2- A nova orientação

3- O Marketing colaborativo, cultural e espiritual

Capitulo 2

I: Compreender o comportamento do consumidor

1 – A análise do comportamento do comprador

2 – O sistema de informação em marketing

3 – O comportamento de resposta do comprador

4- O consumidor do séc XXI: do hiperconsumo ao consumo responsável

Capitulo 3

I: A elaboração da estratégia de marketing

1 – A análise das necessidades pela segmentação

3 – A análise da competitividade

3 – Posicionamento e diferenciação

5 – A escolha de uma estratégia de marketing

6- O plano de marketing estratégico

II: A aplicação do plano de marketing estratégico

1 – Produto

2 -Preço

3 – Comunicação

4 – Distribuição

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20.0%
  • - Trabalho individual - 30.0%
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
Exame
  • - Exame - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

OOLEY, G., SAUNDERS, J. & PIERCY, N. (2005), Estratégia de

Marketing e Posicionamento Competitivo , São Paulo, Prentice Hall Brasil

KOTLER, P. & ARMSTRONG, G. (2018), Princípios de Marketing 17ª edicion, Pearson Educacion.

KOTLER, P. & KELLER, K. (2016), Marketing Management, 15th edition, Pearson Education.

KOTLER,  P., KARTAJAYA, H. & SETIAWAN, I. (2021), Marketing 5.0, Lisboa, Actual Editora.

MOUTINHO, L., TEIXEIRA, N. & ZEFERINO, A. (2022), Marketing futureland, Lisboa, Editora Lidel.  

RODRIGUES, V., DIONISIO, P. et al. (2018), Mercator 25 anos – o Marketing na era digital. Lisboa, D. Quixote.

SOLOMON, M., MARSHALL, G. & STUART, E. (2022), Marketing real people, real choices, Pearson Education.