Marketing Internacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Fundamentos de Marketing

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino segue o regime presencial (em sala de aula) com o objetivo de melhorar a conexão entre o conhecimento teórico e prático. Utiliza fonte de conhecimento teórico (publicações científicas) e recurso a casos práticos. Fomenta, também, a participação ativa do aluno através da discussão e apresentação de ideias e opiniões.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que, no final da unidade curricular, o aluno esteja habilitado a:
– Identificar o Marketing Internacional como ferramenta indispensável no quadro do mercado externo.
– Compreender a evolução do marketing de Exportação ao Marketing Global.
– Avaliar o processo de internacionalização.
– Analisar os mercados internacionais e formas de acesso.

Programa

(1) O ambiente internacional

– Internacionalização e globalização

– Networks

– Aldeia global

– O processo de decisão
 
(2) Mercados internacionais

– Opções estratégicas da empresa

– Pesquisa de informações

– Estudo de mercados estrangeiros
 
(3) Programa de marketing internacional

– Conceção e implementação de um programa de marketing internacional

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Dibb, S., Simkin, L., Pride, W. M., & Ferrell, O. C. (2019). Marketing: concepts and strategies (8th ed.). Cengage Learning EMEA.

Doole, I., Lowe, R., & Kenyon, A. (2019). International marketing strategy: analysis, development and implementation (8th ed.). Cengage Learning EMEA.

Ilhéu, F. (2009). Estratégia de Marketing Internacional. Almedina.

Kotabe, M., & Helsen, K. (2022). Global Marketing Management (9th ed.). Wiley.

Silva, S., Meneses, R., & Pinho, J. (2018). Marketing Internacional. Actual.