Marketing Internacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos deverão ter conhecimentos base em termos de marketing por forma a serem capazes de:

– Pesquisar e interpretar os fatores dinâmicos dos diferentes mercados internacionais;

– Definir uma estratégia para os diferentes mercados;

– Operacionalizar as diferentes políticas de marketing-mix;

– Controlar e avaliar as ações de marketing nos mercados internacionais.

Métodos de Ensino

Pretende-se com esta disciplina introduzir os conceitos do marketing internacional como importante ferramenta de gestão no mundo atual.

O marketing nas empresas, que atuam em mercados cada vez mais alargados, é uma questão essencial para a sua sobrevivência e um tema central da sua gestão.

Será então fundamental que os alunos se preparem para um mercado onde as fronteiras entre o nacional e internacional se vão esbatendo. E cada vez mais o mercado que a empresa enfrenta, quer em termos de consumidores, quer em relação aos competidores que defronta, é o mundo em termos globais.

O aluno deve conhecer as principais opções estratégicas de internacionalização e ainda desenvolver as competências que lhe permitam desenvolver essas estratégias no futuro mundo de trabalho.

O conhecimento que se pretende desenvolver passa por estratégias de internacionalização, operacionalidade dessas mesmas opções, desenvolvimento das variáveis do marketing operacional no contexto internacional e, ainda, gestão e adequação dos desafios da internacionalização ao nível da estrutura da empresa especificamente na área do marketing.

Tendo em conta a metodologia de ensino, a mesma confere aulas teórica e práticas, alicerçadas em análise de casos reais e práticos, com métodos expositivos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos a desenvolver:

– Os alunos deverão entender os conceitos fundamentais do Marketing Internacional;

– Os alunos devem ser capazes de analisar as motivações e razões para internacionalização;

– Os alunos deverão ser capazes de definir o processo de internacionalização e da iniciação da atividade da internacionalização bem como estimar os recursos necessários;

– Os alunos deverão ser capazes de entender e interpretar as diferentes formas de internacionalização bem como as diferentes formas de abordagem aos mercados;

– Os alunos deverão ter capacidade de definir a melhor estratégia e políticas operacionais de Marketing na ótica da internacionalização.

Os alunos deverão adquirir competências em termos da capacidade para:

– Pesquisar e interpretar os fatores dinâmicos dos diferentes mercados internacionais;

– Definir uma estratégia para os diferentes mercados;

– Operacionalizar as diferentes políticas de marketing-mix;

– Controlar e avaliar as ações de marketing nos mercados internacionais.

Programa

1 – O contexto do Marketing Internacional

1.1 – O Ambiente internacional

1.2 – Razões de internacionalização

1.3 – Pesquisa de Mercados

2 – As grandes opções estratégicas de internacionalização

2.1 – Segmentação internacional

2.2 – Posicionamento

2.3 – Modos de entrada

2.4 – Alianças estratégicas

3 – O programa de Marketing Internacional

3.1 – Política de Produto

3.2 – Política de Marca

3.3 – Política de Preço

3.4 – Política de Distribuição

3.5 – Política de Comunicação

4 – Plano de Marketing Internacional

4.1 – O plano de Marketing internacional

4.2 – A importância crescente do e-marketing no contexto da internacionalização

4.3 – O controlo das atividades em marcados internacionais

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Livro de referência

Hollensen, Svend (2020), Global Marketing, 8th edition, United Kingdom, Pearson Education limited

Outra Bibligrafia

Brito, Carlos Melo, Lencastre, Paulo de (coordenadores), (2000), Os Horizontes do Marketing, Lisboa, Editorial Verbo

Brito, Carlos Melo, Lorga, Susana, (2006), Marketing Internacional. Lisboa, Principia Cateor, Philipe, Ghauri, Pervez, (2003), International Marketing, European edition, London, McGraw-Hill,

Cunha, Miguel Pina, Duarte, Margarida, O’Shaughnessy, Nicholas, Marcelino, Ana Regina, (2004), Marketing. Conceitos e casos portugueses, Lisboa, Escolar Editora Johnson,

Debra & Turner, Colin, (2010), International Business, 2nd edition. London and New York: Routledge

Kondek, Danuta, (2017), Marketing de Exportação. Jorge Remondes (coord). Lisboa: Chiado Editora. Lemaire, Jean-Paul, Estratégias de Internacionalização, Lisboa, Instituto Piaget, 2001 Portugal,

Miguel Nuno & Caetano, Joaquim, (2013), Desafios da Globalização – casos de estudo. Lisboa: Escolar Editora Viana, Carlos e Joaquim Hortinha, Marketing Internacional, Lisboa, Edições Sílabo, 2004