Marketing On-line

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.
A avaliação continua compreende a realização de um trabalho de grupo (50%), um trabalho individual (40%). A participação e a realização de actividades em aulas também terão uma ponderação de 10%.
O exame final a esta disciplina é composto por um trabalho com guião a fornecer

 

Resultados de Aprendizagem

O propósito da unidade curricular é permitir aos estudantes a perceção do modo como a alteração do contexto, a atitude e comportamento dos consumidores originam uma nova abordagem das marcas através da comunicação digital, das redes sociais e do e-commerce.

Programa

1. Introdução

a. Marketing digital vs. tradicional

b. O enfoque no novo consumidor

c. A evolução da internet: da 1.0 à 3.0.

d. A comunicação digital no âmbito da comunicação integrada

e. A gestão das marcas on-line e a gestão da experiencia

2. A comunicação 2.0.

a. Novos paradigmas e modelos de comunicação

b. A comunicação em rede

c. As novas ferramentas de comunicação para os novos consumidores

d. Interação e os media sociais

e. As redes sociais

             i. A gestão das redes sociais

            ii. A importância da monotorização das redes sociais e as ferramentas disponíveis

           iii. Facebook

           iv. Twitter

            v. Instagram

           vi. Youtube

          vii. Snapchat

3. E-commerce

a. O e-commerce no âmbito do marketing

b. O desenvolvimento do projeto do e-commerce

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho individual - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ADOLPHO, C. (2012). Os 8 P’s do Marketing digital, o guia estratégico do marketing digital. Lisboa: Texto editores.

BATISTA, D. & COSTA, P. (2021). Marketing digital: conteudos vencedores. Editora Lidel.

AFONSO, C., Amaral, I., Monteiro, D., Neto, J. & Remondes, J. (2016). Marketing digital & E-commerce. Viseu: Psicosoma.

– CARREIRA, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.

– FAUSTINO, P. (2019). Marketing digital na prática. Lisboa: Marcador.

– CHAFEY, D. & ELLIS-CHADWICH, F. (2014). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (Fifth edition). London: Pearson.

– RYAN, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for engagint the digital generation. London: Kogan Page.