Marketing on-line

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercicios ou análise e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

O proposito da unidade curricular é permitir aos estudantes a perceção do modo como a alteração do contexto, a atitude e comportamento dos consumidores originam uma nova abordagem das marcas através da comunicação digital, das redes sociais e do e-commerce.

Programa

1. Introdução
a. Marketing digital vs. tradicional
b. O enfoque no novo consumidor
c. A evolução da internet: da 1.0 à 3.0.
d. A comunicação digital no âmbito da comunicação integrada
e. A gestão das marcas on-line e a gestão da experiencia
2. A comunicação 2.0.
a. Novos paradigmas e modelos de comunicação
b. A comunicação em rede
c. As novas ferramentas de comunicação para os novos consumidores
d. Interação e os media sociais
e. As redes sociais
i.   A gestão das redes sociais
ii.   A importância da monotorização das redes sociais e as ferramentas disponíveis
iii.   Facebook
iv.   Twitter
v.   Instagram
vi.   Youtube
vii.   Snapchat
3. E-commerce
a. O e-commerce no âmbito do marketing
b. O desenvolvimento do projeto do e-commerce

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - teste - 50.0%
  • - trabalho - 50.0%
Avaliação continua
  • - Atividades individuais - 10.0%
  • - Trabalho individual - 30.0%
  • - Trabalho de grupo - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adolpho, C. (2012). Os 8 P’s do Marketing digital, o guia estratégico do marketing digital. Lisboa: Texto editores.
Afonso, C., Amaral, I., Monteiro, D., Neto, J. & Remondes, J. (2016). Marketing digital & E-commerce. Viseu: Psicosoma.
Carreira, F. (2014). Marketing digital na versão 2.0 o que não pode ignorar (3ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.
Chafey, D. & Ellis-Chadwick, F. (2014). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (Fifth edition). London: Pearson.
Ryan, D. (2014). Understanding Digital Marketing: Marketing Strategies for engagint the digital generation. London: Kogan Page.