Marketing para o Sector Agrícola

Princípios de Marketing.

Os métodos pedagógicos utilizados nesta unidade curricular incluem a existência de aulas teórico-práticas, onde se procurará apresentar os temas e ilustrar os conteúdos através do debate de casos concretos.

A unidade curricular funcionará através do regime de aulas teórico-práticas, onde as exposições teóricas serão sempre acompanhadas pela ilustração e resolução de casos práticos oriundos da aplicação do marketing à realidade agrícola. Para tornar as exposições mais apelativas, serão utilizados meios audiovisuais diversos.

Na Unidade Curricular, Marketing para o Sector Agrícola, pretende-se lecionar os conceitos e a filosofia de marketing. Pretende-se, ainda, que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem como das políticas de marketing.

Como objetivo final, esta unidade curricular visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações agrícolas.

A unidade curricular deverá fornecer aos alunos as competências necessárias ao desenvolvimento das suas capacidades no mercado de trabalho, onde deverão adotar uma atitude ativa voltada para o cliente e para o mercado.

PARTE I – O marketing e a criação de valor

–  Conceitos fundamentais do marketing

–  Evolução do papel do marketing

–  O papel fundamental do marketing no setor agrícola

PARTE II – Estudo do Mercado Agrícola

–  A análise do mercado agrícola e dos seus intervenientes

–  Teorias e modelos de comportamento do consumidor

PARTE III – Segmentação, Targeting e Posicionamento no Sector Agrícola

–  A Segmentação de mercado

–  A escolha do mercado-alvo

–  O posicionamento de mercado

PARTE IV – Políticas de Marketing no Sector Agrícola

–  Produto

–  Preço

–  Distribuição

–  Comunicação

PARTE V – Novas Tendências do Marketing no Sector Agrícola

–  O marketing relacional

–  Outras tendências de marketing

PARTE VI – O Plano de Marketing no Sector Agrícola

–  Elaboração do Plano

–  Avaliação e Controlo do Plano

–  Plano de Contingência

Avaliação contínua
  • - Exame - 100.0%

Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital, Edição Dom Quixote.

Brito, C. Melo e Lencastre, P. – Coordenação (2014). Os Novos Horizontes do Marketing, D. Quixote.

Kotler, P. (2010). Marketing para o Século XXI, Editorial Presença.

Kotler, P. e Armstrong, G. (2014). Princípios de Marketing, Pearson: Prentice-Hall.

Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, J. Vicente (2015). Mercator da Língua Portuguesa; Teoria e Prática do Marketing, 16º Edição, D.Quixote.