Marketing Research

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática 

Estatistica

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino
1) Expositiva, com recurso à explicação dos conteúdos programáticos através de meios audiovisuais
2) Ativa, através da análise e resolução de casos práticos propostos

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular cada aluno esteja habilitado a:

a) Organizar um projeto de investigação em marketing, em função das etapas que o compõem;

b) Atribuir a devida importância no âmbito da produção científica a um quadro teórico de referência;

c) Dominar as técnicas de exploração, recolha e organização da informação teórica;

d) Organizar a pesquisa empírica com base no domínio das principais técnicas amostrais;

e) Operacionalizar as principais técnicas, quantitativas e qualitativas, de recolha de dados;

f) Analisar e interpretar os dados obtido;

g) Preparar relatórios de pesquisa e apresentação oral dos principais resultados.

Programa

1. Investigação em Marketing

1.1. Tipos, objetivos e métodos

2. Fontes de dados

3. A definição do problema em marketing

4. Estudos qualitativos

4.1. Desk research

4.2. Focus group

4.3. Observação direta

4.4. Técnicas projetivas

4.5. Entrevistas em profundidade

5. Estudos quantitativos

5.1. Processo de elaboração de questionários

5.2. Estrutura da pergunta

5.3. Medidas e escalas

5.4. Pré-teste

5.5. Processo de recolha de dados quantitativos

6. A inferência Estatistica e a investigação por amostragem

7. O SPSS

7.1. Estatística descritiva

7.2. Análise da variância

7.3. Ensaios de hipóteses: testes paramétricos e testes não paramétricos (a significância estatística)

7.4. Testes do qui-quadrado

7.5. Introdução aos métodos de previsão

7.5.1. Análise de regressão simples e análise da correlação

8. A apresentação de resultados

8.1. Construção de um relatório de pesquisa

8.2. Estruturação do relatório de pesquisa

8.3. A apresentação de resultados

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Trabalho de grupo - 50.0%
  • - Teste - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Celeste, P. (2018). Marketing Performance. Clube do Autor
Malhotra, N. K. (2019). Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada (7a edição). Bookman
Marôco, J. (2021). [Statistical Analysis with SPSS Statistics] Análise Estatística com o SPSS Statistics (8th ed.).
Report Number.
Oliveira, J. (2014). Marketing Research (vols I & II). Edições Sílabo
Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019). Research Methods for Business Students (8th Ed.). Pearson