Marketing Turístico

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

No âmbito desta disciplina considera-se relevante enquadrar os conteúdos numa abordagem de exposição oral, consultar obras de referência constantes da bibliografia e possibilitar aos alunos o contacto com definições relacionadas com o Marketing Turístico.
Está prevista a lecionação de aulas teóricas e práticas, recorrendo-se a gráficos e palavras-chave para o enquadramento de conteúdos mais relevantes, exemplificativos dos conceitos e das situações analisadas.
No que concerne à avaliação, dois modelos são propostos. No regime de avaliação de frequência, está prevista a realização de duas provas escritas (um teste (20%) e uma frequência (40%)) e a realização de um trabalho de grupo (30%). A assiduidade, participação e a realização de trabalhos em aula serão também considerados (10%). Neste modelo de avaliação está prevista a nota mínima de 6 valores na frequência para a permanência nesta modalidade. Por sua vez, a avaliação final contempla a realização de um exame (100%).

Resultados de Aprendizagem

o Identificar os objetivos do planeamento de marketing e contextualizar as principais etapas em termos de metodologia;
o Reconhecer as várias políticas de promoção turística encetadas por alguns dos organismos públicos centrais, regionais e locais de turismo nacionais com competências nesta matéria;
o Identificar as várias políticas de promoção turística encetadas por alguns organismos privados;
o Dotar os alunos de uma formação específica que lhes permita adquirir competências necessárias na área do Marketing Turístico;
o Desenvolver nos alunos uma capacidade de auto-motivação, auto-realização e autonomia na execução das tarefas para as quais são incumbidos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos;
o Preparar os alunos para situações práticas futuras na elaboração de estudos e projetos na área do Marketing Turístico.

Programa

1. Conceito de Marketing
1.1 Definições
2. O Marketing Turístico
2.1 Definições
2.2 Particularidades do Marketing Turístico
2.3 A Planificação do Marketing Turístico
3. O Mercado
3.1 Introdução
3.2 Tipos de Mercado
3.3 Pesquisa
3.4 Segmentação
4. Marketing Digital: a sua relevância no Turismo
4.1 As novas tecnologias no contexto do marketing
4.2 A comunicação através do marketing digital
5. As variáveis do marketing mix:
5.1 O Produto
5.1.1 Definições
5.1.2 Caraterísticas dos Produtos Turísticos
5.1.3 Ciclo de Vida do Produto
5.1.4 Ação sobre o Produto
5.2 O Preço
5.2.1 Introdução
5.2.2 Estrutura de Custo
5.2.3 Diferenciação dos Preços em Turismo
5.3 A Distribuição
5.3.1 Introdução
5.3.2 Canais de Distribuição
5.4 A Comunicação
5.4.1 Introdução
5.4.2 O mix de comunicação de mercado
5.4.3 Fases no desenvolvimento da comunicação de mercado
5.5 As estrégias de marketing-mix
6. Especificidades do Marketing de Destinos

Docente(s) responsável(eis)

Mariana Sousa e Silva Cabral de Carvalho

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Competências genéricas - 10.0%
  • - Teste - 60.0%
  • - Trabalho Prático - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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RITA, P. & ANTUNES, J. (2014). A Importância do Marketing no Desenvolvimento de Destinos e Produtos Turísticos. In C. Costa, F. Brandão, R. Costa & Z. Breda (Eds.), Turismo nos Países Lusófonos: Conhecimento, Estratégia e Territórios (pp. 187-204). Lisboa, Escolar Editora.

GRONRÖOS, C. (2007). Service Management and Marketing: Customer Management in Service Competition (3rd Ed.). West Sussex, England: John Wiley & Sons Ltd.

KOTLER, P., KELLER, K., BRADY, M., GOODMAN, M., & HANSEN, T. (2009). Marketing Management. England: Pearson Education Limited.

KASTENHOLZ, E. (2006). O Marketing de Destinos Turísticos-o seu significado e potencial, ilustrado para um Destino Rural. Revista Turismo&Desenvolvimento, 6, 31-44.

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