Marketing Turístico

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

No âmbito desta disciplina considera-se relevante enquadrar os conteúdos numa abordagem de exposição oral, consultar obras de referência constantes da bibliografia e possibilitar aos alunos o contacto com definições relacionadas com o Marketing Turístico.
Está prevista a lecionação de aulas teóricas e práticas, recorrendo-se a gráficos e palavras-chave para o enquadramento de conteúdos mais relevantes, exemplificativos dos conceitos e das situações analisadas.
No que concerne à avaliação, dois modelos são propostos. No regime de avaliação de frequência, está prevista a realização de duas provas escritas (um teste (20%) e uma frequência (40%)) e a realização de um trabalho de grupo (30%). A assiduidade, participação e a realização de trabalhos em aula serão também considerados (10%). Neste modelo de avaliação está prevista a nota mínima de 6 valores na frequência para a permanência nesta modalidade. Por sua vez, a avaliação final contempla a realização de um exame (100%).

Resultados de Aprendizagem

o Identificar os objetivos do planeamento de marketing e contextualizar as principais etapas em termos de metodologia;
o Reconhecer as várias políticas de promoção turística encetadas por alguns dos organismos públicos centrais, regionais e locais de turismo nacionais com competências nesta matéria;
o Identificar as várias políticas de promoção turística encetadas por alguns organismos privados;
o Dotar os alunos de uma formação específica que lhes permita adquirir competências necessárias na área do Marketing Turístico;
o Desenvolver nos alunos uma capacidade de auto-motivação, auto-realização e autonomia na execução das tarefas para as quais são incumbidos, nomeadamente em termos de pesquisa, análise e utilização de conhecimentos;
o Preparar os alunos para situações práticas futuras na elaboração de estudos e projetos na área do Marketing Turístico.

Programa

1. Conceito de Marketing
1.1 Definições
2. O Marketing Turístico
2.1 Definições
2.2 Particularidades do Marketing Turístico
2.3 A Planificação do Marketing Turístico
3. O Mercado
3.1 Introdução
3.2 Tipos de Mercado
3.3 Pesquisa
3.4 Segmentação
4. Marketing Digital: a sua relevância no Turismo
4.1 As novas tecnologias no contexto do marketing
4.2 A comunicação através do marketing digital
5. As variáveis do marketing mix:
5.1 O Produto
5.1.1 Definições
5.1.2 Caraterísticas dos Produtos Turísticos
5.1.3 Ciclo de Vida do Produto
5.1.4 Ação sobre o Produto
5.2 O Preço
5.2.1 Introdução
5.2.2 Estrutura de Custo
5.2.3 Diferenciação dos Preços em Turismo
5.3 A Distribuição
5.3.1 Introdução
5.3.2 Canais de Distribuição
5.4 A Comunicação
5.4.1 Introdução
5.4.2 O mix de comunicação de mercado
5.4.3 Fases no desenvolvimento da comunicação de mercado
5.5 As estrégias de marketing-mix
6. Especificidades do Marketing de Destinos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Frequência - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

GRONRÖOS, C. (2007). Service Management and Marketing: Customer Management in Service Competition (3rd Ed.). West Sussex, England: John Wiley & Sons Ltd.

JACKSON, N. (2013). Promoting and Marketing Events – Theory and Practice. New York: Routledge.

KASTENHOLZ, E. (2006). O Marketing de Destinos Turísticos-o seu significado e potencial, ilustrado para um Destino Rural. Revista Turismo&Desenvolvimento, 6, 31-44.

KOTLER, P., BOWEN, J., MAKENS, J., & BALOGLU, S. (2017). Marketing for Hospitality and tourism (7th Ed.). Pearson.

KOTLER, P., KELLER, K., BRADY, M., GOODMAN, M., & HANSEN, T. (2009). Marketing Management. England: Pearson Education Limited.

MIDDLETON, V., FYALL, A., MORGAN, M. & RANCHHOD, A. (2009). Marketing in Travel and Tourism (4th ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann.

PIKE, S., & PAGE, S. (2014). Destination Marketing Organizations and destination marketing: A narrative analysis of the literature. Tourism Management, 41, 202-227.

RITA, P. & ANTUNES, J. (2014). A Importância do Marketing no Desenvolvimento de Destinos e Produtos Turísticos. In C. Costa, F. Brandão, R. Costa & Z. Breda (Eds.), Turismo nos Países Lusófonos: Conhecimento, Estratégia e Territórios (pp. 187-204). Lisboa, Escolar Editora.

XIANG, Z., MAGNINI, V., & FESENMAIER, D. (2015). Information technology and consumer behavior in travel and tourism: Insights from travel planning using the internet. Journal of Retailing and Consumer Services, 22, 244-249.