Matemática I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão de carácter teórico-prático, procurarão despertar e fomentar a participação e a reflexão dos alunos no
desenvolvimento e aprofundamento de conceitos e processos matematicos. Poderá recorrer, sempre que oportuno a
situações de ensino e de aprendizagem da primeira matemática.

Resultados de Aprendizagem

– Conhecer, analisar e aprofundar o conteúdo da primeira matemática e as suas diferentes componentes;
– Desenvolver processos de raciocínio usados em matemática: “unitizing”, decompor e compor, procurar padrões e
organizar a informação;
– Conhecer ideias matemáticas poderosas a ser fomentadas na primeira infância tais como: matematização, conexões,
argumentação; sentido do número, cálculo mental e análise de dados.

Programa

– Número e sentido de número; contagem oral, contagem de objetos, comparação, ordenação, estimação e
reconhecimento do numeral;
– Operações aritméticas;
– Geometria: pensamento visual-espacial, forma, composição e decomposição de formas;
– Medida: comprimento, massa, área, volume, ângulo;
– Padrões;
– Organização e análise de dado;
– Processos matemáticos: raciocinar e resolver problemas; classificação e seriação.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Teste - 75.0%
  • - Participação nas tarefas realizadas nas aulas - 15.0%
  • - Um trabalho em díade - 10.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Clements, D. & Sarama, J. (2009). Learning and teaching early Math, the learning trajectories approach. NY: Routledge.

Mendes, M.F. & Delgado, C. (2008). Geometria, textos de apoio para Educadores de Infância. Lisboa: DGIDC.

Ertle, B., Ginsburg, H., Cordero, M., Curran, T., Manlapig, L. & Morgenlander, M. (2008). The essence of early childwood
mathematics education and the professional development needed to support it. In … (eds) Mathematical difficulties:
psyghology and intervention (pp. 59-83).USA: Elsevier Inc.

Manfield, H., Pateman, N. & Bednarz, N. (1996). Mathematics for tomorrow´s young children. USA: Kluwer Academic
Library.

Castro, J. & Rodrigues, M. (2008). Sentido do número e organização de dados, textos de apoio para Educadores de
Infância. Lisboa: DGIDC.

Heuvel-Panhuizen, M., & Buys K. (Eds.) (2005). Young children learn measurement and geometry. Rotterdam: Sense
Publishers.