Matemática I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas serão de carácter teórico-prático, procurarão despertar e fomentar a participação e a reflexão dos alunos no desenvolvimento e aprofundamento de conceitos e processos matemáticos. Poderá recorrer, sempre que oportuno a situações de ensino e de aprendizagem da matemática a ensinar.
Os métodos serão diversificados e envolverão entre outros: exposição; discussão e análise crítica; propostas de tarefas, trabalho colaborativo.
A avaliação nesta UC será realizada pelos alunos numa das duas modalidades:
a) Avaliação contínua: um teste, cotado de 0 a 8 valores (40%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 6 valores (30%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 5 valores (25%); reflexão individual, cotada de 0 a 1 valor (5%).
b) Avaliação por exame.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer, analisar e aprofundar o conhecimento especializado do conteúdo relativo à matemática a ensinar no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
2. Desenvolver processos de raciocínio usados na matemática a ensinar.
3. Conhecer ideias matemáticas poderosas a ser fomentadas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tais como: valor de posição, sentido do número, cálculo mental, sentido espacial, representação e análise de dados.

Programa

1. Número e sentido de número; valor de posição, modelos para a aritmética, cálculo mental e estimação.
2. Números racionais; diferentes representações de números racionais; sentidos das frações; frações equivalentes; introdução aos decimais; percentagens.
3. Operações com números racionais não negativos.
4. Geometria e sentido espacial: figuras geométricas e propriedades de figuras geométricas.
5. Medida: comprimento, área, volume, capacidade, massa, tempo, dinheiro, ângulo. O sistema métrico.
6. Padrões visuais e padrões numéricos; descobrir e generalizar padrões.
7. Organização e análise de dados.
8. Resolução de problemas e pôr problemas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Reflexão individual - 5.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
  • - Frequência - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. Bennett, A., Burton, L., & Nelson, L. (2016). Mathematics for elementary teachers: A conceptual approach. McGraw-Hill
2. Clements, D. & Sarama, J. (2014). Learning and teaching early Math, learning trajectories approach. Routledge
3. Hansen, A. (2008). Children´s errors in Mathematics. Learning Matters
4. Manfield, H., Pateman, N. & Bednarz, N. (1996). Mathematics for tomorrow´s young children. Kluwer Academic Library
5. Kamii, C. (1999). Teaching fractions, fostering children´s own reasoning. Em Lee Stiff & Frances Curcio (Eds.), Developing mathematical reasoning in grades k-12, 82-92. NCTM
6. Liping M. (1999). Knowing and teaching elementary mathematics. Lawrence Erlbaum Associate, Publishers
7. Palhares, P., Gomes, A., & Amaral, E. (2011). Complementos de Matemática para Professores do Ensino Básico. Lidel.
8. Parker, T. H. & Baldridge, S. (2004). Elementary Mathematics for Teachers. Sefton-Ash Publis.
9. Wu, H. (2017). Compreender os Números na Matemática Escolar. Porto Editora