Matemática III

Conhecimentos de Base Recomendados

Na UC de Matemática III os alunos deverão ter conhecimento dos assuntos lecionados na disciplina de matemática aplicada às ciências sociais ou de matemática dos ensinos básico e secundário, em particular, nos domínios dos “Organização e Tratamento de Dados”.

Métodos de Ensino

As aulas serão de caráter teórico-prático procurando articular os vários conteúdos para que os alunos possam percecionar as conexões dentro da Matemática. Sempre que for oportuno, recorrer-se-á a textos, materiais concretos e a plataformas digitais que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação respeitará o estabelecido no Regulamento Interno da Escola Superior de Educação, os alunos podem optar entre duas modalidades de avaliação:
a) Avaliação contínua: dois testes, cada um cotado de 0 a 5 valores (50%); um trabalho em pequeno grupo, cotado de 0 a 5 valores (25%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 4 valores (20%); reflexão individual, cotada de 0 a 1 valor (5%).
b) Avaliação por exame cotado entre 0 a 20 valores (100%).

Resultados de Aprendizagem

No final da UC o aluno deverá ser capaz de:
– compreender a lógica e finalidade das investigações estatísticas;
– compreender os processos estatísticos;
– aplicar processos de recolha de dados, bem como o seu tratamento, representação e interpretação;
– desenvolver técnicas de interpretação e da literacia estatística em geral;
– comunicar estatisticamente.

Programa

Objetivo da Estatística. O problema estatístico. Método Estatístico. Amostra. Métodos de amostragem.
Estatística Descritiva – Medição; tipos de escalas; distribuições de frequências e métodos gráficos para resumir dados. Medidas de posição (de tendência central e outras) e medidas de dispersão.
Associação de variáveis. Coeficientes de correlação de Spearman e de Pearson. Análise de regressão: determinação da equação da reta de regressão. Associação de variáveis categóricas.
Noções de Acaso e Probabilidade. Definições de probabilidade. Tipos de acontecimentos. Conjuntos e probabilidade. Leis da probabilidade. Probabilidade simples. Probabilidade envolvendo mais do que um acontecimento. Probabilidade condicionada. Acontecimentos independentes. Árvores de probabilidade. Distribuição normal da probabilidade.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Reflexão individual - 5.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Dois testes - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Barroso, M; Sampaio, E; Ramos, M (2003). Exercícios de estatística descritiva para as ciências sociais. Lisboa: Edições sílabo.
Garfield, J; Bem-Zvi, D (2008). Developing students' statistical reasoning: connecting research and teaching practice. New York: Springer
Huff, D. (2013) Como mentir com a estatística. Lisboa: Gradiva
Marôco, J. (2011). Análise Estatística com ultização do SPSS Statistics. Pero Pinheiro: ReportNumber.
Martins, M. E. e outros (2007). Análise de dados. Texto de apoio para professores do 1ºciclo. Lisboa: ME, DGIDC.
Martins, F. e outros (2017). Educação Pré-Escolar e Literacia Estatísticsa – A criança como investigadora. Viseu:Psicosoma.
O’Donoghue, P. (2012). Statistics for Sport and Exercise Studies. London: Toutledge.
Rees, D. (2001). Essential Statistics. London: Chapman & Hall.
Reis, E. (1997). Estatística Aplicada. Vols. I e II; Lisboa: Edições Sílabo.
Vincent, W.; Weir, J. (2012). Statistics in Kinesiology – 4th Edition. EUA: Human kinetics.