Mecânica dos Solos

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os alunos tenham frequentado a unidade curricular de Introdução à Geotecnia tendo, preferencialmente, obtido aproveitamento.

Métodos de Ensino

Nas aulas Teórico-Práticas usa-se o método expositivo e inquisitivo durante a explicação dos assuntos teóricos e procede-se à resolução de exercícios em grupo e individualmente.
Nas aulas Práticas-Laboratoriais são realizados ensaios com solos, devendo os alunos entregar relatórios de dois dos ensaios.
Nas aulas Tutoriais é feito o acompanhamento dos alunos, através do esclarecimento de dúvidas, da resolução de exercícios e da orientação no tratamento dos resultados dos ensaios.
Avaliação: realização (facultativa) de três Testes durante o semestre; se os alunos não obtiverem aprovação nos testes ou não comparecerem, realização de Exame Final; em ambos os casos parte teórica (8 valores no total) e parte teórico-prática (12 valores no total); a aprovação obriga a que a nota dos Testes ou do Exame Final (N) seja maior ou igual que 9.5 valores; os Trabalhos Laboratoriais (Lab) são alvo de defesa oral e valem 4 valores; a nota final será NF = 0,8N + Lab.

Resultados de Aprendizagem

Resultados da aprendizagem: Aplicar os conceitos relacionados com tensões, resistência, compressibilidade e permeabilidade dos solos. Determinar o estado de tensão em qualquer ponto de um maciço terroso, qualquer que sejam as ações atuantes. Calcular assentamentos por consolidação. Estimar os parâmetros de resistência ao corte de um solo

Competências Genéricas: capacidade para aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos; resolução de problemas; adaptação a novas situações; capacidade trabalhar de forma autónoma e em equipe.

Competências Específicas: Conhecer os solos e os conceitos teóricos e práticos da Mecânica dos Solos e aplicá-los na resolução de problemas; calcular tensões nos maciços após a construção, assentamentos e tempos; fazer uso adequado dos parâmetros de resistência do solo; realizar ensaios para determinação dos parâmetros de resistência, de compressibilidade e de permeabilidade dos solos;

Programa

Programa teórico-prático
1. A água nos solos: aquíferos; pressão neutra; percolação; carga hidráulica total; lei de Darcy; coeficiente de permeabilidade.
2. Tensões nos solos: tensões de repouso; tensões total, efectiva e neutra; princípio da tensão efectiva; coeficiente de impulso em repouso; tensões induzidas, teoria de Boussinesq, casos de interesse prático; bolbos de tensões.
3. Compressibilidade e consolidação: ensaio edométrico; assentamento por consolidação; teoria da consolidação unidimensional de Terzaghi, tempo de assentamento; consolidação secundária; aceleração da consolidação.
4. Resistência ao corte: teorias de rotura de Mohr-Coulomb e de Tresca; parâmetros de resistência ao corte a curto e a longo prazo; resistência ao corte em areias e em argilas saturadas, parâmetros de Skempton; ensaios na caixa de corte directo, triaxial e molinete.
Programa prático
Ensaio com o permeâmetro de carga constante, ensaio edométrico e ensaios de corte.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Craig, R. F. (1977). Soil Mechanics. (6 ed.). London, UK: Ed. VNR International. London. (7-8-117 (ISEC) – 08635)
Cruz, F. (2016). 
Mecânica dos Solos [Apontamentos teóricos]. ISEC, Portugal.
Cruz, F. (2016). Mecânica dos Solos [Problemas]. ISEC, Portugal.
Cruz, F (2016). Mecânica dos Solos [Diapositivos PowerPoint de lições]. ISEC, Portugal.
Das, B. M. (2006). Principles of Geotechnical Engineering (6 ed.). USA: Ed Cengage Learning. (7-8-170 (ISEC) -15064)
Fernandes, M. M.(2006). Mecânica dos Solos – vol. 1: Conceitos e Princípios Fundamentais. Porto, Portugal: FEUP edições. (7-8-159 (ISEC) V.1o v. – 14004)
Folque, J. (1996). Introdução à Mecânica dos Solos. (2a ed.). Lisboa, Portugal: Ed. LNEC. (7-8-118 (ISEC) – 09058)
Vargas, M. (1977). Introdução à Mecânica dos Solos. São Paulo: Brasil: Ed. McGraw-Hill. (7-8-63 (ISEC) – 01246)