Media, Comunidades e Redes Sociais

O desenvolvimento das competências previstas nesta unidade curricular é potenciado por metodologias que exploram a capacidade do aluno para tomar decisões, investigar e compilar informação, resolver problemas e refletir. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a sessões teóricas expositivas, a sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos. A avaliação contínua tomará em consideração a qualidade do envolvimento dos alunos no cumprimento das atividades programadas, nomeadamente as presenças, a participação nas atividades e a realização dos trabalhos práticos (60% trabalhos individuais; 40% trabalhos de grupo).

Os últimos anos trouxeram mudanças na utilização da Internet e na forma como comunicamos e socializamos em rede. Ferramentas como o Twitter, o Facebook ou o Instagram são espelho da formação de novas redes de sociais e de conhecimento. Estas transformações trazem para os media novas possibilidades de interação com o público-alvo mas também novos desafios. As implicações da onda tecnológica nos media cada vez mais requerem profissionais versáteis e orientados nestes novos meios. Assim, os alunos devem ser capazes de utilizar as ferramentas da Internet aproximando-os da realidade profissional e do mercado de trabalho.
A disciplina tem como objetivo colocar os estudantes em contacto com um mundo virtual, multifacetado, com inúmeras subculturas, que interage única e exclusivamente através da rede. É essencial perceber o impacto da Internet, como e porquê se formam as comunidades virtuais. O desafio passa por explorar a tecnologia das redes sociais e as suas aplicações.

1. Comunidades online:
1.1. Definição de comunidades:
1.2. Tipos de comunidades online;
1.3. O universo das comunidades virtuais;
1.4. Comunidades em Redes Sociais;
1.5. Vantagens e desvantagens das comunidades online.
2. Redes Sociais:
2.1. As redes sociais na Internet;
2.2. Difusão de Informação em Redes Sociais;
2.3. Os meios de comunicação e as redes sociais.
3. Media sociais:
3.1. Ferramentas de media sociais;
3.2. Como as redes sociais estão a mudar os media;
3.3. Prós e contras dos media sociais.
4. Laboratório em aula – estudos de caso.

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%

BLOEM, J., DOORN, M., DUIVESTEIN, S. (2009). Me The Media: Rise of the conversation society. Bariet: Research Institute of Sogeti
CURRAN, J. & HESMONDHALGH, D. (2019). Media and Society. Bloomsbury Academic. ISBN 9781501340734.
DIJCK, J.V. (2013). The Culture of the Connectivity: A Critical History of Social Media. New York: Oxford University Press.
EVERITT, D., & MILLS, S. (2009). Cultural anxiety 2.0. Media, Culture & Society, 31(5), 749-768.
GILMOR, D. (2005). Nós, os media (S. Barata, Trans.). Lisboa: Editorial Presença.
LYONS, B., MEROLA, V. & REIFLER, J. (2021). How Bad is Fke News Problem? The role of baseline information in public perceptions. In Greifeneder, R., et all. (Ed.) The Psychology of Fake News, Accepting, Sharing, and Correcting Misinformation. NY: Routledge.
WENGER, E. (1998). Communities of Practice: Learning as a Social System. Systems Thinker.