Meios de Comunicação não Oral I

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais sobre a importância da comunicação e de algumas patologias relacionadas com as dificuldades de comunicação.

Métodos de Ensino

Ensino expositivo, demonstrativo e ativo, em grupo.
Serão analisados e discutidos vídeos, experimentados role-play, e explorados materiais relacionados com a
comunicação aumentativa e alternativa.
Será valorizada a participação nas atividades práticas e discussões de grupo realizadas nas aulas, assim como, a
realização de trabalhos de grupo e a sua apresentação. Será realizada uma frequência sobre os conteúdos
programáticos leccionados.

Resultados de Aprendizagem

– Melhorar a comunicação com pessoas com dificuldades comunicativas;
– Conhecer e caraterizar diferentes formas de comunicação humana;
– Melhorar a comunicação verbal e não verbal e conhecer tecnologias de apoio para a comunicação;
– Perceber a especificidade da comunicação na multideficiênciae na gerontologia.
– Identificar indivíduos com dificuldades de comunicação e compreender as suas dificuldades.
– Conhecer meios de comunicação não-oral (aumentativa e alternativa) e estratégias facilitadoras para uma
comunicação efetiva.

Programa

– Apresentação da unidade curricular, definição de datas e metodologias de avaliação – 2h
– Noções básicas de comunicação humana, linguagem, língua e fala -4h
– Comunicação Não Verbal: funções e caraterísticas -3h
– Comunicação aumentativa e alternativa: história e conceitos gerais -3h
– Classificação e funções dos sistemas de comunicação aumentativa e alternativa -3h
– Tecnologias de Apoio para a comunicação -3h
– Componentes da linguagem afetadas em pessoas com multideficiência -4h
– Tipos de utilizadores e critérios de utilização -4h
– Papel do interlocutor: competências de conversação -3h
– Envelhecimento normal vs envelhecimento patológico: comunicação, linguagem e fala na gerontologia -3h
– Patologias mais frequentes da comunicação, linguagem e fala no adulto: afasia, disartria, dispraxia -3h;
– Importância da avaliação: diagnóstico diferencial -3h
– Estratégias de facilitação da comunicação -3h
– Meios de comunicação aumentativa e alternativa para adultos -2h

– Avaliação escrita – 2h

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Prioritária:

– Alves, A. M. (2003). A importância da comunicação no cuidar do Idoso (master´s thesis). Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Porto

– ASHA. (2020). Augmentative and Alternative Communication (AAC). Retrieved from https://asha.org/public/speech/disorders/aac/

-Almeida, P. M. (2015). A comunicação Alternativa e Aumentativa, com alunos com Paralisia Cerebral: conceções dos Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico dos Açores (master´s thesis). Universidade Fernando Pessoa, Porto.

– Nascimento, S. (2011). Comunicação Aumentativa e alternativa: o caderno de comunicação (master´s thesis). Universidade de Aveiro, Aveiro

– Pereira, J. M. (2016). A comunicação Aumentativa e Alternativa enquanto fator de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (master´s thesis). Escola Superior de Educação João de Deus, Porto.

– Rosa, B. M. (2017). De mãos abertas: reflexos da Língua Gestual na vida de uma jovem com Trissomia 21 (master´s thesis). Instituto Politécnico de Beja, Beja 

– Santos, P., Heidemann, I., Marçal, C., & Arakawa-Belaunde, A. (2019). The perception of the elderly about communication in the aging process. Audiology Communication Research, 24:e2058. ISSN 2317-6431

Recomendada:

– Beukelman, D. (2000). Augmentative and Alternative Communication for Adults with Acquired Neurologic Disorders.
Baltimore: Oaul H. Brookes Publishing Co.
– DOWNING, J. (1999). Teaching Communication Skills to students with Severe Disabilities. Baltimore: Paul H. Brookes
Publishing Co.
– GLENNEN, S. (1997). Handbook of Augmentative and Alternative Communication. London: Singular Publishing G.
– MARTINS, M. (1994). Para uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa. Lisboa: Ed.Caminho

– PEÑA-CASANOVA, J. (2001). Manual de Logopedia. Barcelona: Ed. Masson – 3ª ed.
– PIRES, J. (1998). Profundis Valsas Lentas. Dom Quixote
– SACKS, O. (1985).  O Homem que Confundiu a Mulher com um Chapéu. Relogio d`Agua
– SACKS, O. (2011). Vejo uma Voz: Uma Viagem ao Mundo dos Surdos. Relógio d`Agua
– TETZCHNER, S. (2000). Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Ed.