Meios de Comunicação não Oral II

Não aplicável.

Ensino expositivo, demonstrativo e ativo, em grupo.

Serão analisados e discutidos  vídeos sobre as diferentes temáticas abordadas na UC e explorados artigos e textos relacionados com o Surdo (testemunhos reais). A análise de documentos (artigos, testemunhos, entre outros) que pretende facilitar ao aluno uma visão mais holística e diversificada acerca da posição do Surdo na sociedade e das suas necessidades.
Será valorizada a participação nas atividades práticas e discussões de grupo realizadas nas aulas, assim como, a realização de trabalhos de grupo.

– Conhecer aspetos relacionados com a socialização do Surdo em Portugal e no Mundo: desde da vida escolar até à vida profissional.

– Adquirir  conhecimento sobre a surdez e a Língua Gestual Portuguesa (LGP).

– Adquirir competências para lidar de forma eficaz com  a população Surda.

– Apresentação da unidade curricular e definição de datas e metodologias de avaliação – 1h

– História dos Surdos em Portugal e no Mundo; 4h

– Aspetos fundamentais da caraterização da pessoa surda; 6h

– Aspetos sobre a socialização do surdo: vida escolar à vida adulta; 6h

– Origem da Língua Gestual Portuguesa e outras Línguas visuais – 4h

– Aspetos básicos da Língua Gestual Portuguesa; 6h

– A pessoa Surda e a Língua Gestual Portuguesa; 4h

– A pessoa Surda e a Língua Portuguesa; 3h

– Língua Portuguesa/Língua Gestual Portuguesa/ Português Gestualizado; 3h

– Estratégias facilitadoras da comunicação com surdos; 3h

– O implante coclear e o constructo surdo; 3h

– Avaliação escrita – 2h

Prioritária:

Melo, M. L. (2005). A comunicação com o doente: Certezas e incógnitas. Loures: Lusociência

Monteiro, L. (2004). Tempo de mudança: Compreender a Surdez. Lisboa: Lions Clubes

Ornelas, S. G. & Albuquerque, A. (2014). Facilidade de comunicação entre ouvintes e surdos. Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra.

Serviço de Bioética e ética Médica. (2000). Perspetivas na integração da pessoa surda. Faculdade de Medicina do Porto. Coimbra: Gráfica de Coimbra

Sfez, L. (1991). A comunicação. Lisboa: Instituto Piaget, cop.

Ruela, A. (2000). O aluno surdo na escola regular: a importância do contexto familiar e escolar . Lisboa: Instituto de inovação Educacional

Secretariado Nacional para pessoas com deficiência. (1999). Gestuario: língua gestual portuguesa. Lisboa: Secretariado Nacional para a reabilitação e integração das pessoas com deficiência.

Recomendada:

AFONSO, C. (2007). Reflexões sobre a surdez. Vila Nova de Gaia: Gailivro
BALTAZAR, A. (2010). Dicionário de Língua Gestual Portuguesa.Porto: Porto Editora
BENCH, J. (1992). Communication Skills in Hearing-impaired children. London: Whurr Publishers, 1992.
CARVALHO, P. (2007). Breve História dos Surdos no Mundo e em Portugal. Lisboa: Surd’Universo
COELHO, O. (2005). Perscrutar e Escutar a Surdez. Porto: Edições Afrontamento
DOWNING, J. (1999) – Teaching Communication Skills to students with Severe Disabilities. Baltimore: Paul H.
Brookes Publishing Co.
MARTINS, M. R. (1994). Para uma Gramática da Língua Gestual Portuguesa. Lisboa: Editorial Caminho.