Mercados e Política Agrícola

Conhecimentos de Base Recomendados

Microeconomia básica

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a aquisição pelos estudantes das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na articulação de diversas metodologias: 1. Exposição oral; 2. Resolução de aplicações práticas (exercícios; análise de textos; estudos de caso); 3. Atividades de pesquisa orientada pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos que terminem com sucesso esta unidade curricular deverão:

1- Conhecer as particularidades dos mercados de produtos agrícolas

2- Compreender os mecanismos de formação dos preços agrícolas

3 – Perceber o papel dos agentes que intervêm no setor em Portugal

4 – Conhecer os objetivos e principais instrumentos das políticas agrárias

5 – Compreender a evolução histórica da Política Agrícola Comum e os seus principais instrumentos

6 – Utilizar dados estatísticos e outras fontes documentais, nacionais e internacionais, para elaborar relatórios sobre  temas específicos ligados à agricultura

Programa

1.Mercado de produtos agrícolas

1.1. Características da procura e oferta de produtos agrícolas

1.2.  Instabilidade dos preços agrícolas no curto prazo e no longo prazo

1.3. Evolução das preferências dos consumidores em relação aos bens alimentares

1.4. Imperfeições de mercado, margens de comercialização e  integração vertical

1.5. Papel das organizações de produtores

 1.6. Agricultura de pequena escala e mercados locais

1.7. Certificação de produtos agro-alimentares

2. Políticas Agrárias

2.1.  Objetivos e instrumentos.

2.2. A avaliação das políticas agrárias

2.3. A Política Agrícola Comum da União Europeia

2.3.1. Origens,  instrumentos e evolução

2.3.2. Políticas de preços e mercados

2.3.3. Políticas estruturais e de desenvolvimento rural

2.3.4. Política Agroambiental

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalhos práticos - 60.0%
  • - Teste escrito - 40.0%
Avaliação por exame
  • - Teste escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Norwood, F.B.; Lusk, J.L.  (2008). Agricultural Marketing and Price Analysis. Prentice Hall.

Timmer, C.P.(1986).  Getting prices right: the scope and limits of agricultural price policy, Cornell University Press.

 Paarlberg, R. (2013). Food Politics: What Everyone Needs to Know. New York: Oxford University Press, Second Edition.

Pinheiro, A.; Carvalho, M. (2003).  Economia e política agrícolas. Edições Silabo.