Metodologia da Investigação Aplicada à Comunicação Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Ciências Sociais

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem tem como objectivo primordial facilitar integração dos conteúdos por
parte dos alunos. Os conteúdos programáticos serão apresentados, desenvolvidos e analisados da seguinte
forma: sessões teóricas (da responsabilidade do/a docente) e sessões teórico-práticas, centradas no
desenvolvimento de actividades de análise e reflexão crítica sobre estudos e investigações com a utilização de
recursos diversos, entre os quais artigos, estudos, exercícios e recursos audiovisuais. A avaliação de
frequência é realizada através de 2 componentes: um trabalho de grupo, com apresentação em aula (60% da
nota final) e uma frequência escrita individual (40% da nota final). O trabalho de grupo será apresentado em
aula de acordo com um cronograma a definir. Para aprovação na disciplina (regime de frequência) o aluno
deverá obter como nota mínima 7.5 na frequência escrita individual. A avaliação final corresponde a um exame
escrito valendo 100% da classificação.

Resultados de Aprendizagem

Reconhecer e compreender a importância da investigação científica.
Desenvolver uma atitude de curiosidade e as necessárias competências pela e para a prática de investigação
na futura vida profissional. Criar e aperfeiçoar uma consciência crítica face aos resultados disponíveis da
investigação e face aos seus próprios percursos e experiências de investigação. Planificar e desenvolver os
diferentes passos do processo e investigação. Seleccionar a técnica mais adequada para recolha de
informação em cada caso específico Utilizar ou construir instrumentos de recolha de dados Usar algumas
metodologias qualitativas e quantitativas para tratamento de dados Interpretar a informação recolhida
Apresentar e comunicar os resultados da investigação

Programa

O PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS: Questões introdutórias: estudos qualitativos e
estudos quantitativos; 1. Tipologia e funções das técnicas de recolha de informação; 2. Estudo de documentos
2.1. Natureza e quantidade dos documentos a analisar, 2.2. Selecção de documentos e bases de dados 2.3.
Análise documental e a análise de conteúdos 3. Técnicas de Observação 3.1. O que observar 3.2. Tipos de
observação 3.3. Aspectos relevantes da observação participante. 3.4. Problemas deontológicos 4. Inquérito
por entrevista e questionário 4.1. O que é um inquérito 4.2. Inquérito por entrevista 4.3. Inquérito por
questionário 5. O Relatório de Investigação; 5.1. Elaboração do Relatório: etapas, formas de construção e de
apresentação 6. A prática de investigação; 6.1. Classificação da investigação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
  • - teste - 60.0%
  • - trabalho de grupo - 40.0%
Exame
  • - teste - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alferes, V.R. (1997). Investigação científica em psicologia: Teoria e prática. Coimbra: Almedina.
Baron, R. M., & Kenny, D. A. (1986). The moderator-mediator variable distinction in social psychological
research: Conceptual, strategic, and statistical considerations. Journal of Personality and Social Psychology,
51, 1173-1182.
Bryman, A., & Cramer, D. (1992). Análise de dados em ciências sociais. Oeiras: Celta Editora.
Quivy, R., & Van Campenhadout, L. (1998). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
Pardal, L. e Correia, E. (1995). Métodos e Técnicas de Investigação Social. Porto: Areal Editores.