Metodologia da Investigação em Educação I

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

Sem abdicar da componente de informação fornecida pelo professor, a metodologia a utilizar nesta disciplina define-se basicamente pela análise de casos práticos de investigação e pela resolução de exercícios de aplicação.

Resultados de Aprendizagem

Com o desenvolvimento do presente programa, os alunos serão enquadrados numa concepção científica da realidade, ficando demonstrada a sua pertinência para o mundo social e educativo e, em particular, para o subsistema da Educação Especial. Isto passa pela aquisição de uma terminologia e de um sistema concertado de atitudes e desempenhos; pelo desenvolvimento de um espírito crítico face à divulgação de informação supostamente objectiva e rigorosa; pela
escolha consciente de uma, entre várias, opções metodológicas de pesquisa científica e pelo treino de construção de um projecto consistente vinculado a essa escolha

Reconhecimento do quadro epistemológico de referência dos diferentes paradigmas de investigação vigentes no domínio das ciências humanas e sociais

Escolha e adequação do design ao problema de investigação e ao contexto de onde ele emerge

Conhecimento das formas de identificação, manipulação, controlo e medição de variáv

Programa

1. Características e funções do conhecimento científico
1.1. Confronto com outros tipos de conhecimento

2. As etapas do ciclo de investigação
2.1. Relativa reversibilidade do ciclo

3. Construtos e elementos básicos da investigação científica
3.1. Problemas e hipóteses
3.2. Manipulação, controlo e medição de variáveis
3.3. Validade interna e externa
3.4. População: definição, caracterização, determinação de amostras e métodos de amostragem

4. Paradigmas de investigação em Ciências Sociais
4.1. Características e planos da investigação experimental: a laboratorialidade essencial desta via de investigação
4.2. Características e orientações básicas da investigação nomotética: a investigação por inquérito
4.3. Algumas modalidades e instrumentos da investigação qualitativa/ideográfica: estudo de caso e estudos de observação
4.4.Características e inovações da investigação clínica: o caso da investigação-acção

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova escrita - 100.0%
Frequência
  • - Prova escrita - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari (1994) – Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

FORTIN, M-F. (2000). O processo de investigação – da concepção à realização. Loures: Lusociência.

TUCKMAN, B. W. (2000). Manual de investigação em educação: como conceber e realizar o processo de investigação em educação. Lisboa: Serviço de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian.

HILL, Manuela Magalhães ; HILL, Andrew (2009). Investigação por Questionário. Sílabo. ISBN : 978-972-618-273-3