Metodologia de Investigação

Os conteúdos serão apresentados e trabalhados privilegiando uma abordagem teórico-prática. Assim, em contexto de aula serão explorados exemplos concretos dos estudos mais comuns e dos respetivos instrumentos de recolha de dados, para além da promoção da reflexão sobre a análise e discussão dos resultados e conclusões obtidos nos mesmos.

A avaliação nesta UC será realizada pelos alunos numa das duas modalidades:
a) Avaliação contínua: um teste, cada um cotado de 0 a 5 valores (25%); participação nas tarefas realizadas em aula, cotadas, na totalidade, de 0 a 5 valores (25%); um trabalho de grupo, cotado de 0 a 10 valores (50%).
b) Avaliação por exame: teste escrito (100%).

Os estudantes deverão:
1. Identificar e compreender as principais linhas de investigação em Motricidade Infantil e das Ciências do Desporto e identificar os métodos de pesquisa predominantes;
2. Identificar os procedimentos a usar na investigação por questionário e na análise de conteúdo;
3. Adquirir e compreender conhecimentos essenciais tanto sobre Estatística Descritiva como Estatística Inferencial, evidenciando a sua utilidade no contexto da Motricidade Infantil e das Ciências do Desporto.

1. Temas e linhas de investigação em Motricidade Infantil e Jogo na Infância e métodos de pesquisa predominantes usados nas mesmas.
2. Questionários: conceção, validação e aplicação.
3. Fundamentos de análise matemática e estatística de dados de inquéritos usando software adequado para o efeito.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 25.0%
  • - Frequência - 25.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7.th ed.). APA
Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Sage
Creswell, J., & Clark, V. (2018). Designing and conducting mixed method research. Sage
Laureano, R. (2011). Testes de hipótese com o SPSS: o meu manual de consulta rápida. Edições Sílabo.
Lieberman, G., & Hillier, F., (2002). Introduction to Operations Research. McGraw Hill.
Maroco, J. (2021). Análise Estatística com ultização do SPSS Statistics. ReportNumber
O’Donoghue, P., & Holmes, L. (2014). Data analysis in sport. Routledge.
Pinto, R. (2012). Introdução à análise de dados: com recurso ao SPSS. Edições Sílabo.
Sousa, M., & Baptista, C. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios segundo Bolonha. Pactor.
Thomas, J., & Nelson, J. (2002). Métodos de pesquisa em atividade física. Artmed.