Metodologia de Investigação -Ação

As aulas assumem caráter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em textos e exercícios práticos; 2) trabalhos práticos de análise de dados, com suporte em softwares específicos. Os estudantes poderão optar por avaliação contínua ou por avaliação por exame. A avaliação contínua inclui: 1) apresentação de um trabalho de grupo (50%); e 2) um teste de conhecimentos (50%).
A avaliação por exame inclui um teste escrito sobre todos os conteúdos da unidade curricular (100%).

1. Conhecer, dominar e aplicar os procedimentos e as metodologias de investigação qualitativa/quantitativa e de investigação-ação em animação socioeducativa:
• Identificar problemas, construir e fundamentar um projeto de investigação;
• Selecionar o design de investigação mais apropriado;
• Selecionar o universo e a amostra;
• Selecionar, utilizar e/ ou construir as técnicas quantitativas/ qualitativas de recolha de dados adequadas;
• Proceder ao tratamento e à análise quantitativa/ qualitativa dos dados, com recurso a software especializado;
• Interpretar a informação recolhida e comunicar os resultados de investigação a públicos diferenciados;
• Resolver problemas e introduzir na prática diária, quer os resultados da sua reflexão sobre a prática de investigação, quer os resultados de estudos científicos e de pesquisa;
2. Desenvolver uma consciência crítica face aos resultados de investigação realizada por outros investigadores e face aos dados da sua própria investigação.

1. Investigação Quantitativa/ Experimental e Investigação Qualitativa: modelos de construção do conhecimento.
1.1. Investigação Experimental, Não Experimental e Quasi-Experimental; Survey; Métodos Mistos.
1.2. A investigação qualitativa: o Estudo de Caso, a Investigação-Ação e as Histórias de Vida.
2. Natureza histórica e teórica da Investigação-Ação:
2.1. O processo de Investigação-Ação: como estruturar um projeto de investigação/ intervenção/ avaliação: etapas e respetivos procedimentos.
2.2. Credibilidade/ validade da Investigação-Ação.
3. Técnicas de Amostragem.
4. As técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas (da sua escolha à construção).
5. Tratamento e análise dos dados quantitativos e qualitativos com base em softwares específicos.

Avaliação contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame