Metodologia de Investigação em Educação

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As aulas assumem caráter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em textos e exercícios práticos; 2) trabalhos práticos de análise de dados, com suporte em softwares específicos. Os estudantes poderão optar por avaliação contínua ou por avaliação por exame. A avaliação contínua inclui: 1) apresentação de um trabalho de grupo (50%); e 2) um teste de conhecimentos (50%).
A avaliação por exame inclui um teste escrito sobre todos os conteúdos da unidade curricular (100%).

Resultados de Aprendizagem

Os alunos devem ser capazes de:
– desenvolver um espírito crítico face à divulgação de informação supostamente objetiva e rigorosa;
– escolher e adequar o design ao problema de investigação e ao contexto de onde ele emerge;
– conhecer as formas de identificação, manipulação, controlo e medição de variáveis;
– escolher, caracterizar e selecionar os sujeitos a utilizar/ considerar as condições necessárias a uma possível validação populacional e ecológica dos resultados;
– conhecer os modos de construção/adequação/escolha do instrumento de recolha de dados e seu ajustamento ao caso de investigação;
– ajustar os instrumentos estatísticos de tratamento dos dados à sua natureza e às intenções do estudo.

Programa

1. Características e funções do conhecimento científico
2. As etapas do ciclo de investigação
3. Elementos e construtos básicos da investigação científica
4. Paradigmas de investigação em Educação
5. Recolha de dados
6. Análise e tratamento dos dados
7. O Artigo Científico
8. Ética na Investigação

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7.th ed.). APA
Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70
Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford University Press
Creswell, J. (2008). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson
Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Sage
Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Report Number
Pallant, J. (2010). SPSS survival manual. MacGraw Hill
Minayo, M., & Costa, A. (2019). Techniques that use speech, observation and empathy. Qualitative research in action. Ludomedia
Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. De Facto Editores
Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. Sage
Yin, R. (2014). Case study research – design and methods. Sage