Metodologia de Investigação em Turismo

N/A

As aulas assumem carácter dinâmico e integram a combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos, com análises críticas, baseadas em textos e em exercícios práticos.
O aluno poderá optar entre 2 modalidades de avaliação: avaliação contínua e exame final.
A aprovação na unidade curricular é obtida com a nota mínima de 10 valores, em cada uma das modalidades de avaliação.
A avaliação contínua incide na apresentação de uma proposta de projeto de investigação, sob a forma de trabalho escrito e apresentação oral.
A avaliação por exame final consiste numa prova escrita de avaliação de conhecimentos, a realizar nas respetivas épocas de avaliação.

1. Conhecer, dominar e aplicar os procedimentos e as metodologias de investigação qualitativa/quantitativa na área do Turismo:
a) Identificar problemas de investigação, construir e fundamentar um projeto de investigação;
b) Selecionar o design de investigação mais apropriado;
c) Selecionar o universo e a amostra;
d) Selecionar, utilizar e/ ou construir as técnicas quantitativas/ qualitativas de recolha de dados;
e) Identificar as técnicas de análise de dados e os softwares mais adequados;
f) Interpretar a informação recolhida e comunicar os resultados de investigação a públicos diferenciados;
g) Resolver problemas e introduzir na prática diária, quer os resultados da sua reflexão sobre a prática de investigação, quer os resultados de estudos científicos e de pesquisa.
2. Desenvolver uma consciência crítica face aos resultados de investigação realizada por outros investigadores.

1. Metodologias de investigação em turismo:
1.1 Abordagem metodológica qualitativa, quantitativa ou multimétodo;
1.2 Tipos de estudos;
1.3 Modelo do Plano ou design de investigação adequado ao paradigma de investigação.
2. Revisão da literatura:
2.1 Propósito e funções;
2.2 Fases da pesquisa;
2.3 Revisão de fontes secundárias;
2.4 Análise bibliométrica, Revisão narrativa, Revisão sistemática e Meta-análise.
3. População e amostra:
3.1 Técnicas de amostragem probabilística;
3.2 Técnicas de amostragem não-probabilística.
4. Classificação de variáveis:
4.1 Variável independente, dependente e mediadoras.
5. Técnicas de recolha e de tratamento de dados:
5.1 Entrevistas, análise de discurso, análise documental, estudos de caso, observação, focus-group, técnica délphy, mapas cognitivos, diários de bordo, histórias de vida;
5.2 Medidas e escalas (questionários);
5.3 Análise de conteúdo (aberta, axial e seletiva).
6. Redação de um artigo cientifico (Normas APA)

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Projecto - 100.0%

Creswell, J. (2014). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. New Jersey: Pearson Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De Facto Editores
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in Education. London: Routledge
Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. London: Sage Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo
Mira, M. R., & Ramos, A. (2013). Modelos explicativos e paradigmas, investigação e intervenção em turismo. Exedra Journal, 8, 36-55.
Mozzato, A., Grzybovski, D., & Teixeira, A. (2016). Análises qualitativas nos estudos organizacionais: As vantagens no uso do software NVivo®. Revista Alcance, Eletrónica, 23(4), 578-587. doi: alcance.v23n4.p578- 587.
Bryman, A. (2012). Social research methods. New York: Oxford University Press.