Metodologia de Investigação em Turismo

As aulas terão um caráter teórico-prático com suporte de meios audiovisuais e disponibilização de materiais de apoio na plataforma NONIO/Inforestudante.
As/os estudantes deverão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
Avaliação periódica — ocorre ao longo do semestre letivo com uma componente prática de trabalho de investigação realizado preferencialmente em grupo e uma componente teórica de avaliação individual (frequência) com a ponderação de 50% para cada componente.
Avaliação por exame — avaliação dos estudantes no final de um período de formação através de uma prova escrita com a ponderação de 100% da nota final.
Obterão aprovação à UC as/os estudantes cuja média final for igual ou superior a 9,5. Aqueles que obtiverem uma nota entre 7,5 e 9,4 na modalidade de exame terão direito a uma prova oral complementar.

Conhecer as características e importância do conhecimento científico e das diferentes formas de conduzir investigação.
Compreender os princípios fundamentais e as etapas da investigação científica.
Distinguir os principais métodos de investigação científica, as técnicas de recolha e análise de informação e a sua aplicabilidade no contexto da investigação em Turismo.
Avaliar a fiabilidade, pertinência e exatidão dos dados e diferentes fontes de informação, designadamente do sector do turismo, reconhecendo as vantagens e limitações inerentes ao recurso a dados primários e secundários.
Reconhecer a importância do inquérito na investigação social em geral e em turismo, os seus diferentes formatos, vantagens e limitações.
Aplicar ferramentas metodológicas e noções específicas da investigação científica no desenvolvimento de projetos de investigação em turismo.

1. Fundamentos do processo de investigação
1.1 Epistemologia, Metodologia e conceito de Ciência
1.2 Natureza do conhecimento científico
1.3 Princípios e etapas da investigação
2. Definição/Escolha de Metodologias – objetivos da investigação, população alvo e natureza da informação a tratar
3. Principais Métodos de Investigação: Pesquisa Experimental, Quantitativa e Qualitativa
4. Técnicas de Recolha de Dados
4.1 Técnicas documentais e não documentais
4.2 Experimentação
4.3 Observação participante
4.4 Entrevista e inquérito por questionário
5. Inquérito
5.1 Inquérito, amostragem e significância estatística
5.2 Importância do inquérito na investigação social
5.3 Fontes de erro não-amostral nos inquéritos
5.4 Vantagens e limitações associadas aos diferentes modos de administração do inquérito
6. A Análise de Dados
6.1 Análise de conteúdo
6.2 Análise estatística utilizando o SPSS
7. Realização de Projetos de investigação em Turismo e apresentação dos seus resultados

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação periódica
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

BRYMAN, A. e CRAMER, D. (1992) Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS. Oeiras: Celta.
YIN, R. K. (2010) Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.
ALMEIDA, J. F. e PINTO, J. M. (1990) A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Presença.
BRYMAN, A. (2012) Social research methods. Oxford: Oxford University Press.
CARMO, H. e FERREIRA, M. (1998) Metodologia da investigação: guia para auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
FINN, M., ELLIOT.WHITE, M. and MIKE, W. (2000) Tourism & Leisure Research Methods. Data collection, analysis and interpretation. Essex: Pearson Education
HILL, M. e HILL, A. (2009) Investigação por questionário. Lisboa: Sílabo.
OMT (2006) Introdução à Metodologia da Pesquisa em Turismo. Editora ROCA Brasil.
QUIVY, R. & VAN CAMPENHOUDT,L. (2018) Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
VEAL, A. J. (2018) Research Methods For Leisure And Tourism. Sidney: Pearson