Metodologia do Treino Desportivo

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A formação está orientada no sentido da integração dos saberes teóricos (T) com o saber fazer prático (P), presentes em quase todas as aulas (TP). Os alunos desenvolvem diversas atividades e trabalhos que simulam situações de intervenção profissional.
A presente uc é de avaliação exclusivamente contínua/frequência que inclui os seguintes elementos:
Elemento 1 (40%) – Trabalhos teórico-práticos (TTP) (40 a 80 pontos);
Elemento 2 (40%) – Testes escritos (40 a 80 pontos);
Elemento 3 (20%) – Participação presencial nas aulas.
A classificação é obtida pelo somatório dos resultados nos 3 elementos, mas classificações negativas nos elementos 1 e 2 (inferiores a 40 pontos) contam zero (0) pontos no somatório dos 3 elementos.
O exame de recurso tem como condição de admissão a obtenção do mínimo de 40 pontos no elemento 1 (TTP), e constará de uma prova teórica (100 pontos) e uma prova prática (100 pontos). Para aprovarem os alunos terão de obter pelo menos 50 pontos em cada uma das provas.

 

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer conceitos fundamentais e componentes do Treino Desportivo e Preparação Desportiva.
2. Conhecer os métodos gerais de treino desportivo.
3. Conhecer os métodos de treino específicos de cada uma das componentes do treino desportivo.
4. Conhecer e saber aplicar conceitos, teorias e modelos de planeamento relacionados com: carreiras desportivas individuais, macrociclos, mesociclos e microciclos de treino.
5. Saber adaptar os planos de macrociclos, mesociclos, microciclos e as sessões de treino desportivo a diferentes idades e níveis de formação e prestação desportiva.
6. Conhecer especificidades da metodologia do treino nos desportos individuais.
7. Conhecer especificidades da metodologia do treino nos desportos coletivos.

Programa

1. Conceitos de treino, treino desportivo e de preparação desportiva. Conceito de “treino desportivo total” e suas componentes.
2.Contextualização histórica sobre a “Teoria e Metodologia do Treino Desportivo”.
3. Métodos gerais de treino.
4. Preparação Física nos desportos coletivos e individuais: métodos de treino específicos de cada uma das capacidades e sub-capacidades físico-motoras.
5. Preparação técnica nos desportos coletivos e nos desportos individuais: objetivos e metodologias específicas.
6. Preparação tática nos desportos coletivos e nos desportos individuais: objetivos e metodologias específicas.
7. Planeamento e periodização no treino nos desportos coletivos e nos desportos individuais. Elaboração de planos de macrociclos, mesociclos e microciclos de treino.
8. A sessão de treino desportivo. Elaboração de planos de sessão de treino desportivo para os desportos coletivos e para os desportos individuais.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalhos teórico-práticos - 40.0%
  • - Frequência - 40.0%
Exame
  • - Prova prática - 50.0%
  • - Prova teórica - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bompa, T., & Haff, G. (2009). Periodization: Theory and Methodology of Training. Champaign: Human Kinetics.
Castelo, J. (2000). Metodologia do treino desportivo. Lisboa: FMH.
Fox, E., & Mathews, D. (1986). Bases Fisiológicas da Educação e dos Desportos. Rio de Janeiro: Guanabara.
Gomes, A. (2010). Carga de treinamento nos esportes. Londrina: Sport Training.
Manno, R. (1991). Fundamentos del entrenamiento deportivo. Barcelona: Paidotribo
Martins de Carvalho, A. (2004). Percursos de vida desportiva. Coimbra: Mar da Palavra.
Matveiev, L. (1986). Fundamentos do Treino Desportivo. Lisboa: Livros Horizonte.
Rippetoe, M., & Baker, A. (2014). Practical Programming for Strength Training. Wichita Falls: Aasgaard Company.
Weineck, J. (1986). Manual de treinamento esportivo. São Paulo: Manole.
Wilmore, J., & Costill, D. (1999). Physiology of Sport and Exercise. Champaign: Human Kinetics.