Metodologias da Investigação

Unidade curricular Estatística (1º semestre).

Ao longo do semestre, é fornecido aos alunos um suporte teórico por forma a que possam acompanhar melhor a
explicação dos assuntos lecionados. O recurso a exercícios aplicados obriga os alunos a acompanhar de perto o
desenrolar da matéria. O esclarecimento de dúvidas é feito em horário previsto para o efeito ou em horário a
combinar. A plataforma NONIO é usada na transmissão e organização de materiais de apoio às aulas, bem como
meio de interação professor/ alunos e entre alunos.

Desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências teóricas e técnicas necessárias para elaborar um projeto de investigação, com indicação clara dos objetivos e hipóteses a testar, bem como para construir um plano de investigação, respeitando as condições necessárias no estabelecimento da validade dos resultados, incluindo a operacionalização das variáveis e elaboração cuidada das instruções/ protocolos. Assim, no final desta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de definir adequadamente questões de investigação; efetuar pesquisas bibliográficas adequadas ao trabalho de investigação; aplicar adequadamente as tipologias de desenho de estudo; aplicar métodos de seleção de participantes; fazer tratamento estatístico de dados com recurso a um software estatístico (SPSS); interpretar e avaliar de forma crítica artigos de investigação.

. Investigação Científica: objetivos e contexto. (2 horas)

. Metodologias de investigação científica e a sua aplicação à área da saúde. (2 horas)

. Qualidade da Investigação. (2 horas).

. Etapas da Investigação científica. (7 horas)

. Formulação da questão de investigação e pesquisa bibliográfica. (6 horas)

. Desenho de estudo. (4 horas)

. Precisão, validade, erros aleatórios e erros sistemáticos. (6 horas)

. Amostragem e determinação do tamanho da amostra. (4 horas)

. Análise estatística dos dados com recurso ao SPSS. (9 horas)

. Avaliação (3 horas)

Referências primárias:

Cubo Delgado, S., Martín Marín, B., & Ramos Sánchez, J. (2011). Métodos de Investigación y Análisis de Datos en
Ciencias Sociales y de la Salud (Pirámide Ed.). Madrid: Pirámide.

Fortin, Marie-Fabienne. (2009). Fundamentos e etapas do processo de Investigação. Loures: Lusodidacta.

Pocinho M.(2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel.

Ribeiro, J. L. (2010). Metodologias de Investigação em Psicologia e Saúde (3ª ed.). Porto: Legis.

Stephen B. Hulley, Steven R. Cummings, Warren S. Browner, Deborah Grady Norman Hearst, Thomas B. Newman (2000); Designing Clinical Research , Williams and Wilkins