Metodologias de Gestão de Projeto

As opções metodológicas centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórico-prática: exposição oral centrada nos conteúdos previstos, estudo e apresentação de obras/produções;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
A avaliação desta unidade curricular, na modalidade de avaliação contínua requer uma % mínima de presenças às aulas práticas, de 80%, para garantir o acesso a esta modalidade. Serão efetuados 3 trabalhos, cada um com o peso de 30%, ie 6 valores cada, ficando os restantes 10% para a assiduidade, cujo valor será calculado pela % de presenças, com a totalidade (100%) a corresponder a 2 valores.

Adquirir conhecimentos teóricos e práticas de investigação, orientadas para o desenvolvimento de projetos multimédia; A Gestão de Projetos é apresentado pela perspetiva prática. São abordados os quatro blocos básicos da gestão de projetos: pessoas, processos, ferramentas e medições. O aluno deverá compreender as semelhanças e as diferenças entre os ciclos de desenvolvimento de multimédia e os ciclos de vida da gestão de projetos; as atividades e responsabilidades da equipe de gestão de um de projeto de multimédia; as razões para as falhas de um projeto de TI; saber aplicar os princípios das relações interpessoais; ser capaz de criar os documentos mais críticos do projeto, de produzir todos os elementos essenciais de um plano de projeto.

“Project Management Book of Knowledge”. Temas específicos incluem a gestão de pessoas, seleção de ferramentas para suporte à gestão de Projetos, liderança e motivação, processo de desenvolvimento de projeto multimédia, estimativa (orçamentos), análise de risco, agendamento e acompanhamento, medições de processos de impulso e de fecho de projeto. Será dada particular importância ao rápido desenvolvimento (processos ágeis) e aos aspetos de natureza cultural dos projetos.

Metodologia em pesquisa; Tipos fundamentais de métodos de pesquisa; Técnicas de pesquisa, recolha e tratamento de dados; Revisão bibliográfica e documental (estado da arte); Estruturação de documentos de investigação; Organização e prática profissional; Supervisão e desenvolvimento profissional; Realização de estágios, workshops, conferências, encontros, seminários específicos, entre outros que se articulem com a sua realização efetiva; especial ênfase será colocada sobre as normas profissionais.

Gestão de portfólios.

BARDIN, L. (2004) 3.ª ed. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BOGDAN, R., & BIKLEN, S. (1994) Investigação qualitativa em educação – uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

COUTINHO, C. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Coimbra: Livraria Almedina.

DE KETELE J., & ROEGIERS, X. (1999) Metodologia de recolha de dados – fundamentos dos métodos de observações, de questionários, de entrevistas e de estudo de documentos. Lisboa: Instituto Piaget.

HANINGTON, B. & MARTIN, B. (2012) Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Massachusetts: Rockport Publishers

HILL, A., & HILL, M. (2002) Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

KENNETH, S. R. (2013). Essencial Scrum a Practical Guide to the Most Popular, Agil Process. New Jersey, United States: Pearson Education.

LAUREL, B. & LUNENFELD, P. (2003). Design Research: Methods and Perspectives. The MIT Press.

LEWIS, J. P. (2007). Fundamentals of Project Management, Third Edition, AMACOM, 2007;

LUPTON, E. (2011). Intuição, Ação, Criação, Graphic Design Thinking. São Paulo: Editorial Gustavo Gili.

LUPTON, E. (1999). Design writing research. Phaidon Press

SOUSA, M. & BAPTISTA, C. (2011). Como fazer investigação, dissertações, teses e relatórios – segundo Bolonha. Lisboa: Lidel

MIGUEL, A. (2010). Gestão de projectos de software, 4ª ed., Lisboa: FCA – Editora de Informática.

PROJECT Management Institute (2013). A Guide to the Project Management Book of Knowledge (PMBOK Guide), Fifth Edition, Newton Square, PA, United States: Project Management Institute.

PROJECT Management Institute (2006). Practice Standard for Work Breakdown Structures, Second Edition, Newton Square, PA, United States: Global Standard.