Metodologias de Intervenção Musical

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizados pela docente face à sua fundamentação e objetivo final.

Avaliação e participação:
a) Apresentação oral (30%) – os discentes devem preparar 2 apresentações orais (30 minutos), baseadas em textos previamente propostos pela docente, mas com evidência da aplicação prática de competências adquiridas em intervenção;
b) Participação (20%) participação na discussão e comentário de temáticas propostas; seminários/workshops/visitas de estudo programadas.
c) projeto individual de investigação e/ou de grupo de 2 alunos (50%) -c. 30 p. (exceto notas e bibliografia). Entrega de versão definitiva uma semana após as apresentações.

A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita.

Resultados de Aprendizagem

1. Analisar os principais conceitos, perspetivas e metodologias de intervenção no domínio do desenvolvimento comunitário.
2. Estrutura básica dos métodos de intervenção musical e literatura específica.
3. Reconhecer na música elementos estruturantes para a formação global do indivíduo e utilizar a valência educativa da música prática.
4. Sensibilização da investigação no âmbito da música.
5. Adquirir ferramentas básicas do ponto de vista metodológico.
6. Desenvolver competências de análise e implementação de projetos de intervenção comunitária.
7. Adquirir competências metodológicas e conceptuais em intervenção musical e saber aplicar em contexto educativo não-formal e informal.
8. Saber operacionalizar procedimentos básicos de pesquisa em 3 níveis: operacional; correlacional; ideológico e filosófico.
9. Adaptar e aplicar materiais musicais pedagógicos e ser capaz de fundamentar a execução ou realização
das atividades/intervenções musicais em diferentes contextos e públicos.

Programa

Música em contexto comunitário.
Correntes pedagógicas e metodológicas do ensino da música.
Da estrutura básica dos métodos de intervenção musical.
O audiovisual como ferramenta de intervenção artística e social.
O animador musical. A praxis e o perfil do animador. Características e competências.
A planificação, implementação e avaliação de intervenções musicais em comunidade e com diferentes públicos.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Apresentação oral - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Ander-Egg, E(2008). A Animação Sociocultural e as perspectivas para o séc XXI.Pereira, J.,Vieites, M.& Lopes,M. (coord).A Animação Sociocultural e os Desafios do Séc. XXI (pp. 19-32).Amarante: Intervenção
Ander-Egg, E (1992). La Animación y los Animadores.Madrid: Narcea
Ander-Egg, E.(1982).Metodologia y prática del desarrollo de la comunidad. México: Ateneo.
Fialho, J; Silva, C. A. & Saragoça, J. (2017). Diagnóstico Social: teoria, metodologia e casos práticos (2ª ed.).Lisboa: Edições Sílabo.
Gomes,L.; Amaral, J.B (2012).Os efeitos da utilização da música para os idosos: revisão sistemática.Rev Enfermagem Contemporânea,n1(1):103-117.
Higgins, L.(2012).Community Music: In Theory and in Practice. Oxford University.
Malloch,S.;Trevarthen, C.(Ed).2010).Communicative Musicality.Oxford: Univ. Press
Vallicrosa,J.(2004). Técnicas de Intervenção na Animação Sociocultural. In Veblen,K. et al.(Ed) (2013).Community Music Today.R&L Education Publ

Outras referências bibliográficas serão indicadas.