Metodologias de Investigação e de Acção em Gerontologia Social

N/A

As aulas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em artigos e relatórios científicos do domínio

do envelhecimento; 2) trabalhos práticos de aplicação.

Os estudantes poderão optar por avaliação contínua ou por avaliação por exame. A avaliação contínua inclui: 1) apresentação de uma revisão da literatura sobre um tema relacionado com envelhecimento (50%); e 2) um teste de conhecimentos (50%).

A avaliação por exame inclui um teste escrito sobre todos os conteúdos da unidade curricular (100%).

1. Conhecer e aplicar os procedimentos e as metodologias de investigação qualitativa e quantitativa no campo da Gerontologia Social:
• Identificar problemas, construir e fundamentar um projeto de investigação;
• Selecionar o design de investigação mais apropriado;
• Selecionar a população-alvo e a amostra/ participantes;
• Selecionar e utilizar as técnicas quantitativas/ qualitativas de recolha de dados adequadas;
• Interpretar a informação recolhida e comunicar os resultados de investigação a públicos diferenciados;
• Fundamentar a prática profissional apoiada em evidência científica.
2. Desenvolver uma consciência crítica face aos resultados de investigação realizada por outros investigadores e face aos dados da sua própria investigação.

1. Investigação Quantitativa e Investigação Qualitativa: modelos de construção do conhecimento.

1.1. Investigação Experimental, Não Experimental e Quasi-Experimental;

1.2. A investigação qualitativa: o Estudo de Caso, a Investigação-Ação e as Histórias de Vida.

1.3. Métodos mistos.

2. O processo de Investigação quantitativo/qualitativo: como estruturar um projeto de investigação/ intervenção/ avaliação: etapas e respetivos procedimentos.

3. Credibilidade/ validade da Investigação quantitativa/ qualitativa.

4. Técnicas de Amostragem.

5. As técnicas de recolha e de análise de dados quantitativas e qualitativas.

6. O relatório de investigação/ artigo científico.

Avaliação Contínua
  • - Trabalho de síntese - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7.th ed.). APA

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70

Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford University Press

Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Sage

Creswell, J., & Clark, V. (2018). Designing and conducting mixed method research. Sage

Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Report Number

Laureano, R. ( 2013). Teste de hipóteses com o SPSS. Edições Sílabo

Laureano, R., & Botelho, M. (2012). SPSS. O meu manual de consulta rápida. Edições Sílabo.

Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. London: Sage

Weil, J. (2017). Research design in aging and Social Gerontology.  Quantitative, qualitative, and mixed methods research. Routledge