Metodologias de Investigação em Comunicação Social

Não se aplica

A disciplina pretende proporcionar um contexto de aprendizagem participativo. Sugere-se uma abordagem às temáticas assinaladas no programa baseada em actividades individuais e de grupo. Pretende-se que o momento presencial de encontro seja dinamizado com apresentações e exercícios práticos previamente realizados, exigindo dos alunos a leitura crítica da bibliografia indicada, trabalho em equipa e a preparação para momentos de apresentações, debate e esclarecimento de dúvidas. As metodologias de avaliação valorizam a participação dos alunos e o cumprimento dos objectivos nas tarefas programadas, sejam individuais ou colectivas.

Compreender o papel da investigação científica. Descrever e utilizar métodos de gestão bibliográfica Reconhecer as diferentes fases da investigação, desde as características de um problema de investigação, a formulação de hipóteses, identificação de variáveis, a recolha e análise de dados e a discussão de resultados. Diferenciar métodos quantitativos e qualitativos e identificar subgéneros de estudos científicos preferenciais para o estudo dos Media Utilizar estratégias de escrita em produção científica

1. Introdução à investigação científica 1.1. Ética na investigação 2. Produção científica sobre os Media 2.1. Aplicações informáticas para gestão bibliográfica 2.2. Normas de citação 2.3. Estratégias avançadas de pesquisa bibliográfica 2.4. Conferências e publicações científicas na área dos Media 3. As fases do processo de investigação científica 4. Modelos de investigação quantitativa aplicada ao estudo dos Media 4.1. Tipos de estudos quantitativos 4.2. Estudos de audiências 4.3. Estudos de sondagens 4.4. Métodos e técnicas estatísticas de análise de dados quantitativos 5. Abordagens qualitativas no estudo dos Media 5.1. Estudos culturais e sociais 5.2. Grupos focais 5.3. Métodos e técnicas de análise de dados qualitativos 6. Estratégias de escrita na produção científica

Berger, A. A. (2010). Media and Communication Research Methods: An Introduction to Qualitative and Quantitative Approaches. Thousand Oaks USA: SAGE Publications INC.

Davies, M. M., & Mosdell, N. (2007). Practical Research Methods for Media and Cultural Studies: Making People Count. Athens: University of Georgia Press.

Deacon, D., Pickering, M., Golding, P., & Murdock, G. (2007). Researching Communications: A Practical Guide to Methods in Media and Cultural Analysis (2.º ed.). London, UK: Hodder Education.

Rapley, T. J. (2001). The art(fulness) of open-ended interviewing: some considerations on analysing interviews. Qualitative Research, 1(3), 303-323.

Weerakkody, N. (2008). Research Methods for Media & Communications. South Melbourne: OUP Australia & New Zealand.