Metodologias de Investigação em Gastronomia e Turismo

N/A

As aulas assumem carácter dinâmico, integrando:

1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em textos, visualização de vídeos e exercícios práticos;

2) trabalhos práticos de desenvolvimento;

3) elaboração de projecto de iniciação à investigação.

O aluno poderá optar entre 2 modalidades de avaliação: avaliação contínua e exame final.

A aprovação na unidade curricular é obtida com a nota mínima de 10 valores, em cada uma das modalidades de avaliação.

A avaliação contínua resulta da aplicação obrigatória de três parâmetros, tendo o aluno de obter aclassificação mínima de sete valores em cada um deles:

a) Prova escrita e individual de avaliação de conhecimentos (50%);

b) Participação nos exercícios realizados nas aulas (10%).

c) Trabalho de grupo, que contempla a entrega de um trabalho escrito e uma apresentação oral (40%).

A avaliação por exame final consiste numa prova escrita de avaliação de conhecimentos.

1. Conhecer e aplicar os procedimentos e as metodologias de investigação qualitativa/quantitativa na área da Gastronomia e do Turismo:

• Identificar problemas de investigação e fundamentar um projecto  de investigação;

• Seleccionar o design de investigação mais apropriado;

• Seleccionar o universo e a amostra;

• Seleccionar e utilizar técnicas de recolha de dados adequadas à investigação;

• Proceder ao tratamento e à análise com recurso a software adequado ao design da investigação;

• Interpretar a informação recolhida e comunicar os resultados de investigação a públicos diferenciados;

• Resolver problemas e introduzir na prática diária, quer os resultados da sua reflexão sobre a prática de investigação, quer os resultados de estudos científicos e de pesquisa;

2. Desenvolver uma consciência crítica face aos resultados de investigação realizada por outros investigadores.

1 Investigação Quantitativa e Qualitativa: modelos de construção do conhecimento.

2 Abordagem metodológica experimental, não experimental, Quase-experimental e mista ou flexível.

3 Abordagem metodológica qualitativa: investigação-ação, estudos etnográficos e Grounded theory.

4 Estudos transversais e estudos longitudinais: tipo de estudos de investigação.

5 Plano de investigação.

6 Técnicas de amostragem.

7 Definição e construção de variáveis.

8 Técnicas de recolha e tratamento de dados.

9 Análise de conteúdo e estudo de caso, com recurso a software especializados.

10 Elaboração de um projeto de investigação ou de um artigo científico para publicação.

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Creswell, J. (2014). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. New Jersey: Pearson Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De Facto Editores

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2011). Research methods in Education. London: Routledge

Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. London: Sage Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo

Mira, M. R., & Ramos, A. (2013). Modelos explicativos e paradigmas, investigação e intervenção em turismo. Exedra Journal, 8, 36-55.

Mozzato, A., Grzybovski, D., & Teixeira, A. (2016). Análises qualitativas nos estudos organizacionais: As vantagens no uso do software NVivo®. Revista Alcance, Eletrónica, 23(4), 578-587. doi: alcance.v23n4.p578- 587.

Bryman, A. (2012). Social research methods. New York: Oxford University Press.