Metodologias de Otimização e Apoio à Decisão

Antes de frequência unidade curricular os alunos devem ter obtido aprovação à unidade curricular de Investigação Operacional (do 2º ano desta licenciatura).

É usada uma estratégia de aprendizagem apoiada na experimentação da matéria exposta na aula teórica, quer através da resolução de exercícios sobre os temas tratados quer através da implementação de alguns algoritmos.
a)   Na componente teórica é feita a exposição oral da matéria, utilizando o quadro e projeções em Power-Point (é encorajada a participação activa dos alunos por intermédio da colocação de questões simples).
b)   Na componente teórico-prática os alunos resolvem exercícios de aplicação da componente teórica.
c)   Na componente prática-laboratorial os alunos implementam algumas metodologias abordadas na componente teórica.
É necessário o estudo individual do aluno fora das aulas (para um melhor acompanhamento das aulas)

A avaliação consiste numa prova escrita de exame final individual sobre os temas leccionados que vale 20 valores.
O Exame tem cariz essencialmente prático e a aprovação obriga a que a nota seja maior ou igual a 10 valores.

Com base nos conceitos adquiridos em Investigação Operacional, nesta unidade curricular pretende-se que os alunos alarguem os seus conhecimentos nas áreas de optimização e apoio à tomada de decisão. Nesse sentido, serão introduzidas metodologias a aplicar a problemas de decisão mais complexos do que os estudados anteriormente, como é o caso de problemas envolvendo múltiplos objectivos, variáveis inteiras, etc. Depois de frequentarem esta unidade curricular, os alunos devem:
1   – Conhecer e perceber as características fundamentais dos problemas mais representativos de optimização e apoio à decisão
2   – Identificar as distintas abordagens que podem ser utilizadas para os resolver.
3   – Resolver problemas práticos simples usando os algoritmos de optimização e apoio à decisão apropriados e interpretar a(s) solução(ões) obtida(s).
4   – Ser capazes de implementar computacionalmente alguns dos algoritmos de optimização e apoio à decisão.

Programa teórico:
1.   Programação Linear (revisões)
2.   Programação Linear Inteira
3.   Programação Linear Multi-objectivo
4.   Programação por Metas
5.   Programação Dinâmica

Programa teórico-prático/prático:
1. Resolução de problemas teórico-práticos envolvendo as matérias dos vários capítulos do programa teórico
2. Implementação computacional de alguns algoritmos.