Metodologias de Pesquisa e Investigação

As aulas assumem carácter expositivo, demonstrativo e dinâmico, integrando:
1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em artigos científicos;
2) trabalhos práticos;
3) análise de dados com suporte em softwares específicos.

Os alunos podem escolher o tipo de avaliação que pode ser continua ou por exame.

1) Provas de avaliação continua
a) Trabalho individual – 50.0%
b) Prova individual de conhecimentos – 50.0%
2) Exame:
a) Trabalho individual – 20.0%
b) Prova individual de conhecimentos – 80.0%
Em nenhum dos casos é possível ter menos de 9,5 para poder ser aprovado na UC

Para uma educação para a saúde bem-sucedida, todos os estudantes devem:
1. Adquirir conhecimentos que lhes permitam conceber, propor, conduzir, analisar, escrever, publicar e comunicar os resultados de um estudo empírico.
2. Ser capazes de avaliar/ analisar de forma crítica estudos e investigações.
3. Ser capazes de reconhecer as ferramentas necessárias para gerir e analisar os dados recolhidos da sua própria investigação.
4. Ser capazes de escrever resenhas críticas e integradoras de questões específicas de pesquisa em educação para a saúde.
5. Ser capazes de fundamentar intervenções de educação para a saúde em conhecimento empiricamente testado ou nas evidências das suas próprias avaliações empíricas.

1. A conceção, proposta, condução, análise e redação de um estudo empírico.
2. Métodos de investigação quantitativos e qualitativos: pressupostos epistemológicos e procedimentos.
3. Construção e apresentação de um trabalho de investigação: definição das questões, dos objetivos e das hipóteses (estas últimas em caso de estudo quantitativo), resultados esperados.
4. A fase da pesquisa, registo e análise de conceitos importantes, teorias, métodos e resultados da área da educação para a saúde. A importância da revisão da literatura e do conhecimento profundo da área de especialidade. Utilização de um gestor de referências bibliográficas.
5. Ética e deontologia da investigação.
6. Análise e apresentação de dados quantitativos: software e técnicas estatísticas.
7. Análise e apresentação de dados qualitativos: software e técnicas de análise de dados.
8. A apresentação de um estudo para publicação (procedimentos de submissão e revisão), para apresentação em encontros nacionais/ internacionais científicos.

Exame
  • - Exame - 80.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 20.0%
Avaliação periódica
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%

Augusto, A. (2014). Metodologias quantitativas/metodologias qualitativas: mais do que uma questão de preferência, Forum Sociológico [Online], 24, DOI : https://doi.org/10.4000/sociologico.1073.
Creswell, J. (2014). Educational research. New Jersey: Pearson
Pestana, M., & Gageiro, J. (2008). Análise de Dados para Ciências Sociais: a complementaridade do SPSS (5ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo
Pocinho, M. D. (2012). Metodologia de investigação e comunicação do conhecimento científico. Lidel.
Pocinho, M. (2014). O livro que explica a estatística que precisa em 13 aulas, IBM-SPSS & Excel. Coimbra: Margarida Pocinho
Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. London: Sage
Souza, M. A. R., Wall, M. L., Lowen, I. M. V., & Peres, A. M. (2018). The use of IRAMUTEQ software for data analysis in qualitative research. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 52, e03353-e03353.
Vieira, C. (2019) Investigação, Conhecimento Científico e Responsabilidade Social: Reflexões a partir das Ciências Sociais e Humanas, Exedra, ESEC.