Metodologias e Seminários de Investigação

Não se aplica.

Os conteúdos desta unidade curricular serão expostos sobretudo em aulas de orientação tutorial combinando a exposição teórica dos principais conceitos, metodologias e técnicas com a discussão de casos práticos e a resolução de exercícios de aplicação.

No decurso das aulas será incentivada a proatividade e atitude crítica dos alunos face aos assuntos em discussão.

Esta unidade curricular agrega um conjunto de informações essenciais para a execução do trabalho final de mestrado, orientando os alunos no cumprimento das principais etapas do processo de investigação e/ou reflexão.

Objetivos e resultados esperados da aprendizagem
A elaboração do trabalho final individual constitui-se como o principal objetivo desta unidade curricular, procurando que os alunos cumpram as principais normas de execução dos trabalhos científicos, revelando conhecimento sobre as fases do processo de investigação e estrutura formal do trabalho. Para além disso pretende-se também:

• Ajudar na definição do método científico no âmbito do processo de investigação, identificando as principais fontes de informação e técnicas de recolha de dados;
  • Conferir atitude crítica para análise dos resultados do trabalho de forma a retirar ilações conclusivas tendentes à explicação do problema identificado.

Competências a desenvolver
Os alunos deverão ser capazes de:

• Compreender o processo de criação e desenvolvimento de um trabalho de investigação;
  • Identificar analiticamente problemas e definir um plano de trabalho para os estudar, identificando as melhores técnicas de recolha de dados para o efeito;
  • Utilizar ferramentas de apoio à análise estatística dos dados recolhidos, de forma a sustentar uma análise crítica dos resultados;
  • Realizar uma boa gestão do tempo na execução de cada fase do trabalho de investigação de forma a garantir o cumprimento de prazos pré-definidos.

1. Ética

1.1 O conceito de ética e ética organizacional.
1.2 Ética no contexto da Gestão: Problemas éticos mais comuns;
1.3 O processo de decisão ética nas organizações
1.4 Ética e deontologia profissional: O papel dos códigos de conduta.
1.5 A responsabilidade social das empresas.
1.6 Boas Práticas de Responsabilidade Social.

2. Análise de dados

2.1 Desenho de Investigação
2.2 Plano de Amostragem
2.3 Fontes de dados
2.4 Processamento de dados
2.5 Revisão de algumas técnicas estatísticas.

3. Comunicação

3.1 Leitura e descodificação de textos especializados.
3.2 Noções gerais de pesquisa.
3.3 Estruturação e elaboração de relatórios científicos.
3.4 Noção de plágio e elaboração de citações.
3.5 Elaboração de bibliografias.
3.6 Técnicas de comunicação para apresentação de trabalhos.

Principal

• ANDERSON, D.R., SWEENEY, D.J. E WILLIAMS, T.A. (2000). Estatística Aplicada à Administração e Economia.
    Pioneira
  • BASTOS, Lília da R.; Fernandes, Lúcia M.; PAIXÃO, Lyra; DELUIZ, Neise – Manual para elaboração de projetos e
    relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 4ª ed. Rev. eAmpl. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
    cop.1995. ISBN 85-277-0314-9.
  • CARROLL, Archie B.; Ann K. BUCHHOLTZ. Business & Society: Ethics and stakeholder management. Mason, OH:
    Thomson Learning, 2003. p. 3-27
  • ESTRELA, Edite; SOARES, M.Almira; LEITÃO, M. José – Saber escrever, saber falar. Lisboa: Publicações Dom
    Quixote, 2004. ISBN 972- 20-2534-1.

Complementar

• FERRELL, O.C.; John FRAEDRICH; Linda FERRELL. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos (tradução). Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001
  • SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e – Metodologia da investigação, redacção e apresentação de trabalhos científicos. Porto: livraria Civilização Editora, 1998. ISBN 972- 26- 1559- 9.