Métodos de Investigação Aplicados à Gerontologia Social

As aulas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em artigos e relatórios científicos do domínio do envelhecimento; 2) trabalhos práticos de construção de técnicas de recolha de dados.
Os estudantes poderão optar por avaliação contínua ou avaliação por exame. A avaliação contínua, passa pela apresentação de um pequeno artigo de investigação e apresentação de todas as suas fases (100%).
A avaliação por exame inclui um teste escrito sobre todos os conteúdos da unidade curricular (100%).

1. Conhecer, dominar e aplicar os procedimentos e as metodologias de investigação qualitativa e quantitativa aplicados à Gerontologia Social:
• Identificar problemas, construir e fundamentar um projeto de investigação;
• Selecionar o design de investigação mais apropriado;
• Selecionar a população-alvo e a amostra/ participantes;
• Selecionar e utilizar as técnicas quantitativas/ qualitativas de recolha de dados adequadas;
• Interpretar a informação recolhida e comunicar os resultados de investigação a públicos diferenciados;
• Resolver problemas e introduzir na prática profissional quer os resultados da sua reflexão sobre a prática de
investigação, quer os resultados de estudos científicos e de pesquisa;
2. Desenvolver uma consciência crítica face aos resultados de investigação realizada por outros investigadores e face aos dados da sua própria investigação.

1. Investigação Quantitativa e Investigação Qualitativa: modelos de construção do conhecimento.
1.1. Investigação Experimental, Não Experimental e Quasi-Experimental;
1.2. A investigação qualitativa: o Estudo de Caso, a Investigação-Ação e as Histórias de Vida.
1.3. Métodos mistos.
2. O processo de Investigação quantitativo/qualitativo: como estruturar um projeto de investigação/ intervenção/ avaliação: etapas e respetivos procedimentos.
3. Credibilidade/ validade da Investigação quantitativa/ qualitativa.
4. Técnicas de Amostragem.
5. As técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas (da sua escolha à construção e validação).
6. O relatório de investigação/ artigo científico.

Avaliação periódica
  • - Trabalho de investigação - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%