Métodos Estatísticos em Desporto

Todas as aulas serão teórico-práticas. Nelas serão tratados conceitos básicos de estatística descritiva e estatística inferencial, recorrendo sempre que possível a situações problemáticas. Ao longo das aulas será ainda proporcionado o uso da tecnologia para tratamento de dados, mais especificamente o software IBM-SPSS.

A avaliação nesta UC será realizada pelos alunos numa das duas modalidades:

a) Avaliação contínua:

A classificação obtida na modalidade de avaliação contínua resultará da adição das seguintes componentes:

•             dois testes, cada um cotado de 0 a 6 valores (60%);

•             um trabalho de grupo, cotado de 0 a 8 valores (40%).

b) Avaliação por exame.

Os estudantes deverão:

1. Adquirir e compreender conhecimentos essenciais tanto sobre Estatística Descritiva como Estatística Inferencial, evidenciando a sua utilidade no contexto desportivo, nomeadamente: na descrição do desempenho e compreensão de relações, na tomada de decisões, na aptidão para a mudança no âmbito desportivo;

2. Saber equacionar o problema em estudo e aplicar inteligentemente a Estatística, com ênfase na exploração dos processos estatísticos e interpretação dos resultados no âmbito da performance humana;

3. Conhecer os métodos estatísticos apropriados às situações problemáticas no âmbito do desporto.

1. Objectivo da Estatística. O problema estatístico. Metodologia da Estatística. População e Amostra. Censo e Sondagem. Métodos de amostragem.

2. Estatística Descritiva – Medição; tipos de escalas; distribuições de frequências e métodos gráficos para resumir dados. Medidas de posição (de tendência central e outras) e medidas de dispersão. Probabilidade. A curva Normal e “scores” padrão.

3. Correlação de variáveis. Coeficientes de correlação de Spearman e de Pearson. Análise de regressão: determinação da equação da recta de regressão.

4. Introdução à Estatística Inferencial. Testes de hipóteses e intervalos de confiança.

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Barroso, M., Sampaio, E., Ramos, M. (2003). Exercícios de estatística descritiva para as ciências sociais. Edições Sílabo.

Laureano, R. (2011). Testes de hipótese com o SPSS: o meu manual de consulta rápida. Edições Sílabo.

Maroco, J. (2018). Análise Estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber.

Marroco, J., Bispo, R. (2003). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas. Climepsi editores

Moreira, A., Moutinho, V., Macedo, P., Costa, M. C. (2011). Exercícios de Estatística – Com Recurso ao SPSS. Edições Sílabo.

Ntoumanis, N. (2001). A step-by-step guide to SPSS for sport and exercise studies.  Routledge.

O’Donoghue, P. (2012). Statistics for Sport and Exercise Studies. Routledge.

Pestana, M., & Gageiro, J. (2008). A complementaridade do SPSS. Edições Sílabo

Pinto, R. (2012). Introdução à análise de dados: com recurso ao SPSS. Edições Sílabo.

Reis, E. (1996). Estatística Descritiva. Edições Sílabo.