Métodos Quantitativos

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Todas as aulas serão teórico-práticas. Nelas serão tratados conceitos de estatística descritiva e estatística inferencial, recorrendo sempre que possível a situações problemáticas.
Ao longo das aulas será ainda proporcionado o uso da tecnologia para tratamento de dados, mais especificamente o software informático SPSS e a calculadora gráfica.

Resultados de Aprendizagem

Os estudantes deverão:
– adquirir e compreender conhecimentos essenciais tanto sobre Estatística Descritiva e Estatística Inferencial, evidenciando a sua utilidade no contexto de Gerontologia Social;
– saber equacionar o problema em estudo e aplicar inteligentemente a Estatística, com ênfase na exploração dos processos estatísticos e interpretação dos resultados no âmbito de Gerontologia Social;
– conhecer métodos estatisticos apropriados para resolver situações problemáticas no âmbito de Gerontologia Social.

Programa

1. Objectivo da Estatística. O problema estatístico. Metodologia da Estatística. População e Amostra. Censo e Sondagem. Métodos de amostragem.
2. Estatística Descritiva – Medição; tipos de escalas; distribuições de frequências e métodos gráficos para resumir dados. Medidas de posição (de tendência central e outras) e medidas de dispersão. Probabilidade. A curva Normal e “scores” padrão.
3. Correlação de variáveis. Coeficientes de correlação de Spearman e de Pearson. Análise de regressão: determinação da equação da recta de regressão. Associação de variáveis categóricas.
4. Introdução à Estatística Inferencial. Testes de hipóteses e intervalos de confiança.

Docente(s) responsável(eis)

Armando Duarte da Silva Gonçalves

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Testes - 85.0%
  • - Trabalho de grupo - 15.0%
Avaliação Por Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Maroco, J. (2011). Análise Estatística com ultização do SPSS Statistics. Lisboa: ReportNumber.

Martins, C. (2011). Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS: saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga : Psiquilíbrios.

Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford : Oxford University Press.

Hill, M. ; Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Lisboa : Edições Sílabo.

Laureano, R. (2011). Testes de hipótese com o SPSS: o meu manual de consulta rápida. Lisboa: Edições Sílabo.

Moreira, A.; Moutinho, V.; Macedo, P.; Costa, M. C. (2011). Exercícios de Estatística – Com Recurso ao SPSS. Lisboa:Edições Sílabo.

Pinto, R. (2012). Introdução à análise de dados: com recurso ao SPSS. Lisboa:Edições Sílabo.

Barroso, M; Sampaio, E; Ramos, M.(2003). Exercícios de estatística descritiva para as ciências sociais. Lisboa: Edições Sílabo.