Modelos e Protótipos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

6.1 MÉTODOS DE ENSINO
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Exercício 1 – peso de 25% na avaliação global;
– Exercício 2 – peso de 10% na avaliação global;
– Exercício 3 – peso de 25% na avaliação global;
– Exercício 4 – peso de 40% na avaliação global.
EXAME
– Componente teórica – peso de 40% na avaliação global do exame;
– Componente prática – peso de 60% na avaliação global do exame.

Resultados de Aprendizagem

3.1. Compreender o significado e importância do modelo na representação tridimensional de uma ideia;
3.2. Conhecer e conceber tipos de maquetes que facilitem a leitura e a compreensão do objeto projetado;
3.3. Apropriação de técnicas e metodologias necessárias à representação tridimensional;
3.4. Estabelecer relações espaciais, volumétricas, tácteis, cromáticas e outras, prévias ao desenvolvimento e/ou à conclusão do projeto;
3.5. Recorrer a materiais e equipamentos adequados à realização de modelos e protótipos.

Programa

4.1 Modelos e protótipos
4.1.1 Conceito de modelo
4.1.2 Conceito de protótipo
4.1.3 Representação/interpretação física do objeto
4.1.4 Representação/interpretação virtual do objeto
4.1.5 Função do modelo e do protótipo
4.2 Tipologias de maquetes
4.2.1 Maquetes de estruturas e formas abstratas
4.2.2 Maquetes de produtos
4.2.3 Maquetes de espaços
4.2.4 Maquetes de pormenores/detalhes
4.2.5 Maquetes de trabalho e de apresentação
4.3 Metodologias e técnicas
4.3.1 Objeto e escala de representação
4.3.2 Manualidade/Manufatura
4.3.3 Prototipagem electro-mecânica/digital
4.3.4 Modelação virtual (rendering)
4.3.5 Regras de higiene e segurança
4.4 Materiais e acabamentos
4.4.1 Papéis e cartões
4.4.2 Madeiras e cortiças
4.4.3 Metais e vidros
4.4.4 Pastas, resinas e poliestireno
4.4.5 Adesivos e tintas
4.5 Ferramentas
4.5.1 Medição e traçagem
4.5.2 Corte, desbaste, furação e encaixe
4.5.3 Colagem, soldadura, pintura e acabamento

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Exercício 4 - 40.0%
  • - Exercício 2 - 10.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
  • - Exercício 3 - 25.0%
Exame
  • - Componente teórica - 40.0%
  • - Componente prática - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Dupon, Olivier (2011). The new artisans : handmade designs for contemporary living. London : Thames & Hudson.
Dantzic, C., M. (1990). Design dimensions : an introduction to the visual surface. Prentice-Hall.
Hallgrimsson. B. (2019). Prototyping and Modelmaking for Product Design: Second Edition. Laurence King Publishing
Hallgrimsson. B. (2013). Diseño De Producto: Maquetas Y Prototipos. Promopress
Karssen, A. & Otte, B. (2014). Model Making – conceive, create and convince. Frame Publishers.
Lizandra, J. (2005). Maquetas, Modelos e Moldes. Castelló de la Plana: Publicacions de la Universitat de Jaume
Minguet, J., M. (2014). Pop papercraft : cut, fold, glue!. Monsa.
Miodow M. (2015) A Vida Secreta dos Materiais. Bizâncio
Rocha, C., S. (2000). Plasticidade do papel e design. Plátano.
Avella, N. (2006). Paper engineering : 3D design techniques for a 2D material. RotoVision.