Movimento e Dança

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Os conteúdos serão abordados com nível crescente de complexidade e tratados de forma a estabelecer interligações entre o conhecimento teórico (exposição e diálogo), a experimentação prática, a observação/análise e a recriação.

 

Esta unidade curricular eminentemente prática terá a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:

1)Trabalho laboratorial – conceção de exercícios de movimento/dança (25%)

2) Provas práticas – desempenho corporal/expressivo (65%)

3) Participação presencial (10%)

Ao abrigo do ponto 8 do 13ºartigo do Regulamento Académico do 1ºCiclo de Estudos da Esec, o estudante deverá cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso:

ter frequentado 60% das aulas e uma classificação miníma de 40% no item 1) e 50% no item 2).

O exame constará de uma prova teórica (50%) e outra prática (50%).

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender a importância da dança como fenómeno sócio-cultural do homem.

2. Adquirir uma consciencialização corporal  através da vivência e análise de múltiplas situações práticas.

3. Conhecer as características dos elementos de movimento e das danças.

4. Proporcionar o desenvolvimento da capacidade criativa através da recriação de movimentos e de formas coreográficas interligadas com a música.

5. Desenvolver a criatividade e a imaginação cinéticas de forma a utilizar o movimento como meio de comunicação.

6. Conhecer a terminologia referente aos conteúdos da disciplina.

Programa

1. Introdução ao estudo da dança: perspectiva antropológica, dimensões e formas de dança.

2. Elementos de movimento:

2.1.  Corpo (partes do corpo, acções do corpo -locomotoras e não locomotoras- e formas)

2.2.  Espaço (próprio/geral – trajectórias, direcções, níveis, planos e volumes)

2.3.  Tempo (cadência, duração e velocidade)

2.4.  Energia/Dinâmicas de movimento (peso e fluência) 

2.5. Relação (eu/eu, eu/outro, eu/pequeno grupo, eu/grande grupo e eu/objectos e ambientes)

2.6.  Composição de movimentos (interligada com contéudos musicais)

3. Danças tradicionais portuguesas, de outros países e de diferentes épocas

3.1. Recriação de danças (interligada com conteúdos musicais)

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame (acesso condicional)
  • - Prova Teórica - 50.0%
  • - Prova Prática - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Participação presencial - 10.0%
  • - Provas práticas - 65.0%
  • - Trabalho laboratorial - 25.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carline,S. (2011). Lesson plans for creative dance: connecting with literature, arts, and music. Human Kinetics.

Gilbert, A. (2015). Creative dance for all ages. Human Kinetics.

Parente, T. (2008). Danças tradicionais para crianças e jovens. Thierry Parente.

Purcell, T. (2012). Teaching children dance. Becoming a master teacher. 3rd Edition. Human Kinetics.

Monteiro, E. (2007). Experiências criativas do movimento: infinita curiosidade.  In  Dança em contextos educativos. Cruz Quebrada, p. 179-191.

Rodríguez, J. & Frías, J. (2002). Bailes del mundo: una propuesta de bailes populares para Educación Primaria. Paidotribo.

Minton, S. (2008). Using movement to teach academics: the mind and body as one entity. Rowman & Littlefield Education.

Pica, R. (2013). Experiences in movement & music: birth to age 8. [S.l.] : Wadsworth.