Movimentos Artísticos e Património

Não se aplica

A leccionação do programa irá implicar aulas TP(12,5h) e PL(12,5h), solicitando-se, nesse sentido, a participação ativa do aluno na sala de aula durante a apresentação dos conteúdos por parte do docente. Irão, igualmente, promover-se trabalhos de grupo, a organização de visitas de estudo seguidas da elaboração de relatórios e a organização de trabalhos, conforme a avaliação definida.

A avaliação respeita o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação pelo que os alunos podem escolher uma das seguintes modalidades de avaliação: avaliação de frequência ou avaliação por exame.
A avaliação de frequência ou contínua será feita com base na organização, por parte do aluno de trabalhos práticos dentro ou fora da sala de aula (10%); numa prova escrita (50%) e na organização de um trabalho e sua apresentação (40%).
A avaliação por exame é baseada na realização de uma única prova escrita, a realizar no final do semestre.

1- Identificar princípios subjacentes ao estudo dos movimentos artísticos
2- Conhecer movimentos artísticos subjacentes ao património da cidade de Coimbra
3-Conhecer bens patrimoniais representativos a nível artístico
4-Compreender o património histórico-artístico como recurso turístico

1. Introdução ao estudo dos movimentos artísticos
1.1.Problemas, fontes e metodologia
1.2.Periodização e terminologia
2. Património e Movimentos Artísticos: o património histórico – artístico de Coimbra como referência
2.1.1. A presença humana no território no passado: suas repercussões na estruturação do espaço
2.1.2. Caracterização de movimentos artísticos subjacentes a bens patrimoniais da cidade
3. Outros bens patrimoniais e artistas de referência a nível nacional e/ou internacional: sua contextualização histórica
4. Bens histórico-artísticos e turismo: um património a descobrir

Sara Vidal Maia

Avaliação contínua
  • - Trabalho e sua apresentação - 40.0%
  • - Trabalho em contexto de sala de aula - 10.0%
  • - Teste teórico - 50.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%

KOCH, W. (1985) . Estilos de Arquitectura. Vol. I e II. Lisboa: Ed. Presença.

MALCOLM, Hislop (2014). Cómo Leer Castillos. Una guía sobre el apasionante mundo de las fortificaciones. Madrid: Akal Ldª.

MARIE, Rose e HAGEN, Rainer(2010). Os Segredos das Obras-Primas da Pintura. Madrid: Taschen.

SILVA, Gastão de Brito (2014). Portugal em ruínas. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.

FLOR, Pedro ( 2010). Nuno Gonçalves. Pintores Portugueses. QuidNovi: Vila do Conde.

PEREIRA, Paulo (2012). Arte Portuguesa. História Essencial. Lisboa:Temas e Debates.

ROSMANINHO, Nuno (2006). O Poder da Arte. O Estado Novo e a Cidade Universitária de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade.

RODRIGUES, Dalila (Coord.) (2008). Arte Portuguesa: Da Pré-História ao século XX. Lisboa: Fubu Editores.

BORGES, Nelson Correia (1987). Coimbra e Região. Lisboa: Editorial Presença.