Mudança e Desenvolvimento Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino passará por um tratamento paralelo das temáticas a nível teórico e a nível prático. Ao longo da unidade curricular, serão propostas resolução de atividades e problemas ancorados nos objetivos e competências previstas no programa. Serão desenvolvidas aulas de carácter: a) expositivas b) teórico-práticas de análise e discussão de casos b) práticas, de aplicação de competências em projeto c) práticas, de aplicação de técnicas Os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades de avaliação: 1. Avaliação de frequência – Composta por 3 momentos de avaliação: a) Prova de frequência, incidindo ao nível dos conteúdos desenvolvidos ao longo da unidade curricular (45% de peso). b) Trabalho de Grupo focalizado no desenvolvimento de um projeto de mudança organizacional (40% de peso) c) Trabalhos de resolução de problemas acompanhados em aula (15% de peso) 2. Exame – prova de exame incidindo ao nível dos conteúdos lecionados (100% de peso)

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular pretende desenvolver competências que capacitem os discentes na compreensão e aplicação de métodos de planeamento e ação em organizações inseridas em dinâmicas competitivas intensas. Desenvolverá as seguintes competências: Conhecer as diferentes metodologias de mudança e desenvolvimento organizacional; Conhecer as implicações da mudança nos desempenhos dos indivíduos, nos grupos e nas organizações. De modo a desenvolver este quadro de competências, foram fixados objetivos de aprendizagem a atingir por todos os discentes: (nº1) Compreender de forma estratégica e prática, os benefícios da gestão da Inovação e da Mudança organizacional; (nº2) Compreender como estruturar projetos de mudança e de inovação nas organizações; (nº3) Aplicar capacidades técnicas e de especialidade prática na gestão e planeamento da Mudança Organizacional; (nº4) Compreender as especificidades técnicas inerentes ao acompanhamento das ações de Mudança e Desenvolvimento Organizacional

Programa

I – Contextos Estratégicos da Mudança e Desenvolvimento Organizacional 1. Competitividade e desenvolvimento contínuo das organizações

2. Os profissionais da Comunicação Organizacional, e a gestão da Mudança e Inovação II – Abordagens ao processo de Mudança e Inovação Organizacional 1. Compreender a Inovação Organizacional a) Inovação e processos de desenvolvimento organizacionais b)Consequentes da Inovação nos níveis: estruturas, aprendizagem e adaptação sistémica da organização c) Características de Organizações Inovadoras 2. Compreender a Mudança Organizacional a) Processo de Mudança Organizacional: mudança planeada e mudança não-planeada b) Modelos Teórico-Práticos sobre a implementação da Mudança c) A resistência à mudança III – Gestão de Projeto de Mudança 1. Estrutura de Projeto a) Métodos, instrumentos e ferramentas b) Técnicas de apoio a projetos 2. Ferramentas estatísticas para apoio à mudança: funções do SPSS a) Tratamento de bases de dados b) Extracção e análise de dados

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%
  • - Frequência - 45.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

-Anderson, D. L. (2017). Organizational development: the process of leading organizational change (4th Edition). Sage – António. N. & Costa. R. (2018). Aprendizagem Organizacional – ferramenta no processo de mudança. Editora Almedina – Ferreira, A. & Martinez, F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: RH Editora -Hervaz-Oliver, J. & Peris-Ortiz, M. (2014). Management innovation: antecedents, complementarities and performance consequences. New York: Springer -Laureano, R. & Botelho, M. (2012). Spss: o meu manual de consulta. Lisboa: Sílabo -Maçães, M. (2017). Empreendedorismo, Inovação e Mudança Organizacional. Lisboa: Atual Editora -Torrington, D., Hall, L., Taylor, S., & Atkinson, C. (2020). Human Resource Management (11th ed.). Pearson -Stouten, J., Rousseau, D. M., & De Cremer, D. (2018). Successful organizational change: Integrating the management practice and scholarly literatures. Academy of Management Annals, 12(2), 752-