Musealização e Interpretação do Património

A lecionação do programa implica a apresentação dos conteúdos programáticos na sala de aula por parte do docente, apelando-se à intervenção do aluno no processo de ensino; a apresentação de conteúdos por parte da docente, seguida de trabalho de grupo; a organização de visitas de estudo; a organização de um trabalho e sua apresentação oral.
A avaliação foi organizada de acordo com o Regulamento do 1º Ciclo de Estudos do IPC. Nesse sentido, a avaliação contínua será feita com base na organização de trabalhos práticos por parte do aluno, dentro ou fora da sala de aula (10%); duma prova escrita (40%) e na organização de um trabalho e sua apresentação oral (50%). A avaliação por exame é baseada na realização de uma única prova escrita, a efetuar no final do semestre.

1.Conhecer as potencialidades da relação entre Património, Museus e Turismo.
2.Compreender a musealização como uma via de valorização de um bem patrimonial
3.Compreender os conceitos de museologia e de museografia
4.Compreender a evolução ocorrida no âmbito dos Museus
5.Conhecer a história do Museu em Portugal
6.Compreender a interpretação do património como via de valorização de um bem patrimonial
7.Compreender a função educativa do Museu na sua sua relação com a interpretação do património
8.Compreender a relevância da interpretação do património ao nível turístico

1. A musealização e a preservação dos bens patrimoniais
1.1 A musealização e a valorização do património
1.2.Os conceitos de Museologia e Museografia
1.3. Conceção e estrutura de um Museu: evolução ocorrida
1.4. Alargamento do conceito de património museológico
1.5.Fatores subjacentes às novas práticas museológicas ocorridas nas últimas décadas do século passado
1.6.Conservação, exposição e difusão do objeto museológico
1.7. Estratégias de dinamização do Museu tendo em vista a atracção de visitantes
1.8. Resenha histórica sobre o Museu em Portugal
2. A interpretação do património e a difusão dos bens patrimoniais: sua relevância para o Turismo
2.1. A interpretação do património como forma de comunicação
2.2. A atividade educativa do Museu e a interpretação do património
2.3. Os Centros de Interpretação e a valorização do património
2.4. Relevância da interpretação do património para o turista
3. Análise de Museus/Centros de Interpretação em Portugal

Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Frequência - 40.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

CAMPOS, R.(2021). Museums, Tourism and Interpretation of the Heritage. In Rosa dos Ventos- Turismo e Hospitalidade, v. 13, nº3, pp. 894-900. https://redib.org/Record/oai_articulo3320015-museums-tourism-interpretation-heritage-museus-turismo-e-interpreta%C3%A7%C3%A3o-patrimonial.
CARVALHO, A. (2011). Os museus e o património cultural imaterial. Colibri.
FERNÁNDEZ, A. L. (2002). Introducción a la Nueva Museologia. Alianza Editorial.
MAGALHÃES, F. (2005). Museus, Património e Identidade. Ritualidade, Educação, Conservação, Pesquisa, Exposição. Proedições.
MENDES, J. A. (2009). Estudos do Património. Museus e Educação. Imprensa da Universidade de Coimbra.
MESTRE, J. S. M & CARDONA, F.X.H (Dirs.) (2010). Conceptualizando la nueva museologia. Trea.
NAVARRO, M. S. & RIERA, R. G. (2012). Museo y comunidad. Un museo para todos los públicos. Trea.
VALENCIA, P. P. (2010). Tener un buen plan. Trea.