Museologia e Património Cultural

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A lecionação do programa irá implicar aulas TP (34h)  e PL (17h), ocorrendo durante o semestre  a apresentação dos conteúdos programáticos na sala de aula por parte do docente, solicitando-se a colaboração do aluno e promovendo-se trabalhos de grupo, a organização de visita/s de estudo, seguidas da elaboração de relatórios por parte do aluno, a organização de um trabalho  sob a orientação do  professor.  A avaliação organiza-se de  acordo com o regulamento académico do 1º Ciclo de Estudos do IPC. Nesse sentido, a avaliação  contínua será feita com base na organização, por parte do aluno, de trabalhos práticos dentro ou fora da sala de aula (15%); numa prova escrita (35%) e na organização de um trabalho e sua apresentação oral (50%). A avaliação por exame será baseada na realização de uma prova escrita-100%

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender os conceitos de Museologia e de Museografia
2.Conhecer a evolução ocorrido no seio dos museus desde o aparecimento do museu público
3. Compreender a importância de uma museu como recurso cultural e educativo
4. Compreender a relevância dos recursos patrimoniais numa localidade
5.Conhecer especificidades da gestão do património cultural e natural
6. Conhecer princípios subjacentes ao Património Comum da Humanidade
7. Conhecer estratégias metodológicas que viabilizam estudos locais
8.Compreender a importância do património como via de dinamização de atividades no âmbito da animação socioeducativa.

Programa

1. Princípios subjacentes à organização e dinamização de um Museu

1.1 Os conceitos de Museologia e Museografia

1.2. O Museu do passado aos nossos dias

1.3. Alargamento do conceito de património museológico

1.4. Relevância dos recursos endógenos na conceção de um Museu

1.5. Funções do Museu de acordo com a Lei nº 47/2004

1.6. Formas de valorização e de difusão do património museológico

2. Os valores patrimoniais e a capacidade da população no uso dos seus recursos

2.1. Recursos patrimoniais e instrumentos jurídicos de proteção do património

2.2. O Património Comum da Humanidade como via de auto – estima de uma comunidade

2.3. Formas de animação do património local: estudo/s de casos

3.Estratégias metodológicas que viabilizam o conhecimento de uma comunidade

3.1 Técnicas para recolha e tratamento de informação de caráter etnográfico

4. Estratégias de dinamização de um museu/espaço patrimonial  mediante atividades no âmbito da animação socioeducativa

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 15.0%
  • - Frequência - 35.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CARVALHO, A. (2011). Os museus e o património cultural imaterial. Colibri.

LOPES, F. & CORREIA, M. B. (2004). Património arquitectónico e arqueológico. Cartas, Recomendações e Convenções Internacionais.  Livros Horizonte.

DIREÇÃO GERAL DO PATRIMÓNIO CULTURAL (s.d.). Cartas e Convenções internacionais sobre  Património. http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/cartas-e-convencoes-internacionais-sobre-patrimonio/

MAGALHÃES, F. (2005). Museus, Património e Identidade. Ritualidade, Educação, Conservação, Pesquisa, Exposição. Proedições.

MENDES, J. A. (2009). Estudos do Património. Museus e Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

MESTRE, J. S. M & CARDONA, F.X.H (Dirs.) (2010). Conceptualizando la nueva museografia. Her&Mus  4. Trea.

NAVARRO, M. S.  & RIERA, R. G. (2012). Museo y comunidad. un museo para todos los públicos. Trea.

PIÑOL, C. (2013). Manual del Centro de Interpretatión. Trea.