Música, Arte e Multimédia

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizados pela docente face à sua fundamentação e objetivo final.

Avaliação Contínua

a) Apresentação oral (40%) – os discentes devem preparar 2 apresentações orais (30m), baseadas em textos e/ou imagens previamente propostos pela docente;

b) Participação nas aulas (20%) – participação na discussão e comentário de temáticas propostas, seminários/workshops/visitas de estudo programadas e/ou a organizar e concretizar.

c) projeto individual de investigação e/ou de grupo de 2 alunos (40%) -c. 25 pp. (excepto notas e bibliografia). Entrega de versão definitiva uma semana após as apresentações.

A avaliação por exame

 Teste teórico (100% – 20 valores)

Resultados de Aprendizagem

A disciplina visa propiciar aos estudantes o conhecimento de linguagens da arte em geral e da arte musical em particular, nas diferentes épocas e períodos históricos, com enfoque para a contemporaneidade.

Com base no enquadramento histórico nas diversas vertentes, recorrer-se-á ao corpus da arte de massas do nosso tempo, confrontando-o com o do Mundo Imaginário da tradição ocidental, designadamente, a moderna e a contemporânea, visando a prossecução dos objetivos e tendo em atenção os conteúdos e a metodologia adiante designados.

Programa

I – Desenvolvimento da consciência estética. A estética musical do século XX e do princípio do século XXI.

Música: Arte e Ciência. Etapas da teorização dos conceitos de arte e ciência.

Conhecimento, produção e consumo. Criação artística e obra de arte e especificidades da obra música.

II- Música e Multimédia. Multimédia. Contextualização do conceito e características.

Tipos de informação multimédia ou tipos de media: texto, gráficos, imagens, vídeo, animação e áudio. Tecnologias multimédia e seu desenvolvimento resultante da convergência da informática, das telecomunicações, do entretenimento e das correntes artísticas.

Aplicações multimédia interactivas combinadas com áudio, vídeo, ilustrações.

Investigação num contexto multimédia, artístico e musical.

Conceção, organização, planificação, realização e apresentação de trabalhos técnico-artísticos, no campo áudio e audiovisual.  

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Projeto individual ou em grupo - 40.0%
  • - Participação nas aulas - 20.0%
  • - 2 apresentações orais (20%+20%) - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Adorno,T. (2015). Teoria estética. Edições 70.

Bourriaud, N. (2001). Esthétique relationnelle. Presses du Réel.

Becker, H.S. (2008). Mundos da Arte.Lisboa: Livros Horizonte

Benjamin, W. (2006). A Obra de Arte na Época da sua Possibilidade de Reprodução Técnica. In J.Barrento (org).A Modernidade (p. 207-241) Lx: Assírio & Alvim.

Calheiros,L. (2018). Elogio do feio na arte: fealdade no séc. XX. Edições Esgotadas

Decarsin, F. (2001). La musique, architecture du temps.Paris: Harmattan.

Graham, G (2001) Filosofia das Artes. Introdução à Estética. Lisboa:Ed. 70

Golgberg, R. (2012). A arte da performance. Do Futurismo ao Presente. Lisboa: Orfeu Negro.

Hanslick,E. (2002). Do Belo Musical. Lx:Ed. 70.

Harris H.&Ambrose, G (2011).Design Thinking. Bookman.

Heidegger,M. (2007) A Origem da Obra de Arte. Lx: Ed 70.

Larsen,L.et al.(1999). A arte na viragem do milénio. Taschen

Steinmeintz, R.&Nahrstedt, k.(2002) Multimedia Fundamentals: Media Coding and Content processing, 2ª ed. Prentice-Hall.