Negociação e Gestão de Conflitos

Resultados de Aprendizagem

O Objectivo fundamental da disciplina de Negociação e Gestão de Conflitos consiste em promover os
conhecimentos teórico-práticos respeitantes à gestão construtiva dos conflitos, tendo em conta a realidade
organizacional e a negociação a nível de estratégias, tácticas e instrumentos de negociação.
Pretende-se identificar os diversos tipos de conflitos, geri-los de forma adequada, utilizando habilidades e técnicas
de negociação de modo situacional, visando conduzir divergências e convergências de interesses, a bom termo.
Procura-se que os alunos adquiram competências e um conjunto diversificado de metodologias e técnicas de
intervenção visando desenvolver conhecimentos (comunicacionais, interpessoais e de psicologia social) para um
desempenho eficaz na negociação.
De forma acessória, a unidade curricular pretende também desenvolver nos alunos competências ao nível de:
– pensamento e análise crítica / auto aprendizagem / Comunicação oral e escrita /
e trabalho em equipa.

Programa

1 – Introdução à génese do conflito
2 – Conceitos e abordagens sobre o processo do conflito
3 – Tipos de conflito
4 – A natureza da negociação
5 – Negociação: âmbito, estratégia e planeamento
6 – Técnicas e tácticas de resolução do conflito
7 – A mediação: características; eficácia; e o papel do mediador
8 – Comunicação e o processo de negociação: assertividade e influência
9 – O papel do líder na gestão de conflitos
10 – Ética e negociação
11 – Desenvolvimento de modelos Práticos

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

AMACON/WISINSKI, J. Como Resolver Conflitos no Trabalho. São Paulo: Campus, 1997.
BAZERMAN, M. H., & NEALE, M. A. (1993). La negociación racional – En un mundo irracional. Barcelona:Paidós.
BERCOVITCH, J. (1984). Problems and approaches in the study of bargaining and negotiation. Political Science,
vol. 36 (2), p. 125-145.
COMPÉRE, Bernard. (2002). Régulation des Conflits du Travail, cãs pratiques pour DRH. Éditions d’ Organisation
CUNHA, P. (2000). Estratégias e Tácticas de Negociação: Para um Modelo de Eficácia Negocial. Tese de
Doutoramento. Faculdade de Psicologia da Universidade de Santiago de Compostela.
CUNHA, P. (2001). Conflito e Negociação. Porto: Asa.
CUNHA, P. (Org.) (2004). Mediação – Uma Forma de Resolução Construtiva de Conflitos. Porto: Edições UFP.
FISHER, R. & BROWN, S. (1990). Como Chegar a um Acordo – A Construção de um Relacionamento que Leva ao
Sim. Rio de Janeiro: Imago.