Observação e Intervenção Educativa I

No decurso da unidade curricular será feito uso de:
* exposição dos conteúdos do programa pela docente;
* pesquisas e trabalhos individuais e em grupo;
* apresentação e discussão dos trabalhos realizados;
* partilha e análise de elementos recolhidos nos Centros de Estágio.
Os alunos poderão optar entre a avaliação por frequência ou por exame. A modalidade por frequência compreenderá duas componentes cuja classificação final resultará na média ponderada de: (a) Qualidade da participação nas aulas TP (50%)+(b) Relatório de Estágio (50%). Fica excluída a realização da totalidade da avaliação desta UC por exame, dada a obrigatoriedade da realização do estágio e respetivo relatório. Apenas poderá optar pelo exame quem tenha realizado o estágio e obtido classificação positiva nessa componente. No caso dos alunos que optem pelo exame este incidirá nos conteúdos programáticos da UC, correspondendo a classificação final à média das classificações obtidas no relatório de estágio e no exame.

A OIEI-EI visa favorecer o desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros educadores, confrontando-os com a sua opção vocacional e ajudando-os a perceber a especificidade da Educação de Infância. Pretende-se que os estudantes comecem por adquirir conhecimentos relativos ao âmbito e finalidades da Educação de Infância, tendo em vista o desenvolvimento de competências que os habilitem a compreender a diversidade dos contextos educativos e dos sujeitos a educar, das missões e dos saberes que são constitutivos da profissionalidade do educador de infância, esperando-se que no final o aluno seja capaz de:
* Perspetivar o âmbito da Educação de Infância, sua especificidade e diversidade
* Compreender as missões e saberes constitutivos da profissionalidade do educador de infância
* Compreender a especificidade das práticas curriculares em EI
* Dominar técnicas e estratégias de observação, recolha e análise de dados
* Mobilizar esses saberes na análise de uma realidade educativa concreta

1. A Educação de Infância – breve enquadramento:
1.1. Âmbitos atuais e perspetivas de evolução;
1.2. Documentos legislativos principais e seu papel na evolução das práticas em EI;
2. O educador de infância e a sua profissionalidade específica:
2.1. O conhecimento profissional na docência e os saberes específicos em educação de infância;
2.2. A ação do educador como ação intencional e fundamentada: os instrumentos de planificação e de regulação pedagógica.
3. A observação pedagógica:
3.1. Fundamentos e tipologia da observação
3.2. Planificação da observação 3.3. Recolha e organização de dados
3.4. Actividade interpretativa e reflexão sobre as práticas

Exame
  • - relatório de estágio - 50.0%
  • - Exame - 50.0%
Avaliação Periódica
  • - Relatório de estágio - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 50.0%

SIM

Cardona, M. J. (2006). Educação de Infância, Formação e Desenvolvimento Profissional (pp. 135-192). Chamusca: Edição Cosmos.
Coelho, A. (2007). Repensar o Campo da Educação de Infância. Revista Iberoamericana de Educación, 44 (3), 1-10.
Ministério da Educação (1997). Legislação. Lisboa: Ministério da Educação, Departamento de Educação Básica.
Ministério da Educação (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: M.E. (DEB/NEP).
Oliveira-Formosinho, J. (2000). A profissionalidade específica da educação de infância e os estilos de interacção adulto/criança. Infância e Educação, 1, 153-173
Oliveira-Formosinho, J., Kishimoto, T. M., Pinazza, M.A. (Orgs.) (2007). Pedagogia (s) da infância, Dialogando com o passado, construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed.