Observação e Intervenção Educativa II

A metodologia a utilizar articula a componente teórico prática com a de observação dos contextos do 1.º CEB. Deste modo a metodologia compreende de forma sequencial: a) A exposição apoiada pelas Tecnologias de Comunicação Digital; b) A análise, apresentação e debate de temáticas; c) A observação de campo e a reflexão pós – observação.

Avaliação por frequência: (Componente teórico prática + Componente de estágio): 2 = Nota final
Componente teórico prática (50%) = trabalho temático – 25% + Diário de bordo – 20% + Participação 5%.
Componente estágio (50%) = Semana de campo – 10% + relatório – 40%.

Avaliação por exame: (50% exame em substituição da componente teórico prática + 50% componente estágio).

– Perceber a função de cada nível/ciclo de ensino na estrutura da Educação Básica, entendendo-a como resposta adequada às necessidades educativas atuais dos destinatários.
– Aprender a observar as diferentes dimensões do contexto educativo no 1.º CEB (organizacional, curricular, pedagógica).
– Distinguir o papel das diferentes componentes de formação no 1.º CEB e as formas de articulação entre elas.
– Relacionar as práticas observadas/desenvolvidas em contexto educativo com as formas de organização curricular e pedagógica específicas do 1.º CEB.

1. A Educação Básica
1.1. Enquadramento legal
1.2. Novas necessidades de educação na sociedade atual e competências a desenvolver
1.3. Princípios e valores orientadores do currículo
2. O enquadramento organizacional e a estrutura curricular e pedagógica no 1.º CEB
2.1. Níveis de articulação e gestão educativa, estruturas e órgãos
2.2. Elementos pedagógicos estruturantes e específicos do 1.º CEB
2.3. Organização curricular no 1.º CEB
2.3.1. Componentes do currículo, princípios de gestão e tipos de atividades
2.4. Princípios pedagógicos transversais ao currículo
3. A observação dos contextos de prática como estratégia de formação
3.1. Sistemas de observação
3.2. Dimensões de observação em contexto de 1.º CEB

Exame
  • - Componente estágio - 50.0%
  • - Exame - 50.0%
Avaliação Periódica
  • - Componente estágio - 50.0%
  • - Componente teórico prática - 50.0%

SIM

Arends, R. (1999). Aprender a Ensinar. Lisboa: McGraw-Hill.
Cosme, A.; Lima, L.;Ferreira,D.: Ferreira,N. (2021). Metodologias, métodos e situações de aprendizagem. Propostas e estratégias de ação – Ensino Básico e Ensino Secundário. Porto:Porto Editora.
Cosme, A.; Trindade, R. (2019). Cidadania e desenvolvimento: propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora.
Decreto-Lei n.º 55/2018 de 6 de julho.
Delors, J. (2001). Educação um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre a Educação no século XXI. Porto: Ed. Asa.
Lei de Bases do Sistema Educativo.
Lopes, J; Silva, H. (2009). Aprendizagem Cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. Lisboa: LIDEL Editora.
Ministério da Educação. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa:D.G.E. Disponível em https://dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_Imagens/perfil_do_aluno.pdf.