Observação e Intervenção Educativa III

Tendo em consideração a natureza da presente Unidade Curricular, considera-se fundamental o recurso a metodologias diversificadas. Assim, os conteúdos a lecionar deverão ser concretizados com recurso a aulas teórico-práticas e práticas, de forma a fomentar o debate, a pesquisa de temas e problemas relativos à Educação Básica, o aprofundamento das questões programáticas e o acompanhamento dos trabalhos e/ou atividades diversas que venham a ser desenvolvidos pelos alunos. Sempre que possível, serão visionados filmes, vídeos, diapositivos relacionados com os conteúdos programáticos de modo a facilitar a aprendizagem.
Avaliação contínua: Desempenho em sala de aula (30% – 6 valores) Portefólio (70% – 14 valores) Fica excluída a possibilidade de realização da totalidade da avaliação desta UC por exame, dada a obrigatoriedade de participar nas atividades realizadas ao longo da semana de estágio.

Os alunos deverão ser capazes de:
– compreender a Educação Básica como um todo coerente e sequencial ainda que integre diferentes ciclos;
– perceber a importância da articulação entre os diferentes níveis de ensino;
– perspetivar a Escola como uma instituição aberta à Comunidade;
– reconhecer as mudanças operadas nas Escolas no que respeita à sua organização bem como ao papel do professor do Ensino Básico;
– identificar o papel do 2.º Ciclo e a necessidade da articulação com o 1.º e 3.º Ciclos;
– conhecer a filosofia do 2.º Ciclo do Ensino Básico relacionando-a com as práticas educativas;
– conhecer estratégias de avaliação dos diferentes níveis de tomada de decisão, no processo de adaptação curricular.

•Ensino Básico /Educação Básica: uma realidade em mudança – o perfil do profissional para a docência na Educação Básica.
•Organização e gestão educacional nos Agrupamentos de Escolas.
•Educação Básica – da Lei de Bases do Sistema Educativo ao quotidiano das escolas do Ensino Básico (2º ciclo).
•Observação, registo e análise de dados referentes à organização horizontal e vertical do 2º CEB

Avaliação Contínua
  • - Portefólio - 70.0%
  • - Desempenho em sala de aula - 30.0%

SIM

Albuquerque, A. M. (2001). Da literacia à ousadia: desafio na viragem do milénio. In Escola, aprendizagem e criatividade. Porto: Porto Editora.
Campos, M. d. (111-136 de Maio/Dezembro de 1993). A reforma do sistema educativo em Portugal e em Espanha: estudo comparado. Ler Educação, n.º 11/12.
DGE (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Monteiro, R (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. DGE
Neves, M. F., & Ferreira, A. P. (2003). Dos objectivos curriculares e da formação de professores: o papel da História. Actas do I Congresso Brasileiro de Formação de Professores. Brasil: Campo Largo. Neves, M. F. (2000). Educação básica: continuidade ou ruptura. Revista Itinerários
Lei n.º 46/86
Decreto-Lei n.º 75/2008