Observação e Intervenção Educativa IV

N/A

No decurso da unidade curricular será feito uso de:
* exposição de conteúdos do programa pelos docentes;
* pesquisas e trabalhos individuais e em grupo;
* apresentação e discussão dos trabalhos realizados;
* partilha e análise de elementos recolhidos nos Centros de Estágio.
Prevê-se orientação tutorial.
Na avaliação da UC existem as opções por frequência ou por exame. A modalidade por frequência obterá a classificação final resultante da média ponderada dos seguintes componentes:
– Participação e trabalhos desenvolvidos nas horas de contacto (40%);
– Portefólio e desempenho na semana de iniciação à prática profissional (60%).
O exame só contempla os conteúdos das aulas teórico-práticas (40%), sendo obrigatória a entrega do portefólio e a realização do estágio (60%).
Fica excluída a possibilidade de realização da totalidade da avaliação desta UC por exame, dada a obrigatoriedade da realização do estágio e respetivo portefólio.

A OIE IV visa promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, ampliando o entendimento sobre o âmbito e finalidades da Educação Básica. Através de experiências formativas diferenciadas em estruturas educacionais não-formais, apoia o desenvolvimento de atitudes, conhecimentos e destrezas constitutivos da profissionalidade do técnico em educação, na etapa de Educação Básica. No final da UC o estudante deverá:
Compreender a diversidade dos campos profissionais não-formais associados à Educação Básica;
Identificar o que caracteriza as práticas educativas intencionais e deliberadas em educação não-formal.
Saber distinguir os diferentes contextos de intervenção, suas missões e especificidades.
Mobilizar esses saberes nas atividades de observação e análise reflexiva do contexto de estágio.

1. A intervenção educativa em contextos não-formais de educação
1.1. Princípios e finalidades;
1.2 Competências essenciais e novas necessidades educativas das sociedades atuais;
1.3 Contextos e práticas: experiências nacionais e internacionais.
2. O processo de intencionalização educativa e o desenvolvimento de práticas integradas:
2.1 A observação e reflexão crítica na construção e adequação do processo educativo;
2.2. Os processos de diagnóstico e deliberação da ação educativa em contextos não-formais de educação;
2.3. A construção e dinamização de projetos socioeducativos em contextos não-formais de educação.
3. A dimensão lúdica e criativa da aprendizagem em projetos de educação não-formal.
4. A construção da profissionalidade dos professores em contextos de educação não-formal.

Avaliação Periódica
  • - Portefólio - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 40.0%
Exame
  • - Portefólio e realização de estágio - 60.0%
  • - Conteúdos das aulas teórico-práticas - 40.0%

SIM

BILTON, H.; BENTO, G.; DIAS, G. (2017). Brincar ao Ar Livre – oportunidades de desenvolvimento e de aprendizagem fora de portas. Porto Editora.
Delors, J. et al (1996). Educação – Um Tesouro a Descobrir. Edições Asa
EUROPEAN YOUTH FORUM (2005): Recognition of non-formal education: confirming the real competencies of young people in the knowledge society, Policy Paper, COMEM 0716-05, Brussel
Garcia Garrido, J. L. (1992). Open and non-formal education: new paths for education in a new Europe. comparative education, 28(1), 83-89.
Quintana J. M. (1991). La educación más aliá de la escuela. In: J. M. Quintana Cabanas et aI., Iniciativas Sociales en Educación Informal. Madrid: RIALP, pp. 15-61
Serrano, Gloria (2008) Elaboração de Projectos Sociais – Casos Práticos. Porto: Porto Editora. pp. 5-120.
UNESCO (2011). International Standard Classification of Education – ISCED 2011.
UNESCO (2017). Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável-Objetivos de aprendizagem.