Observação e Intervenção Educativa V

Não aplicável

No decurso da unidade curricular será feito uso de:
– exposição dos conteúdos do programa pelos docentes;
– pesquisas e trabalhos individuais e em grupo;
– apresentação e discussão dos trabalhos realizados;
– partilha e análise de elementos recolhidos nos Centros de Estágio.
Na avaliação da UC existem as opções por frequência ou por exame. A modalidade por frequência obterá a classificação final resultante de:
– Participação e trabalhos desenvolvidos nas aulas – 40%;
– Estágio – 60%;
Fica excluída a possibilidade da avaliação se realizar apenas por exame, dada a obrigatoriedade da realização do estágio.

A Observação e Intervenção Educativa V visa reforçar o desenvolvimento pessoal e profissional dos futuros educadores/professores, ampliando e consolidando conhecimentos relativos ao âmbito e finalidades da Educação de Infância, 1ºCEB e 2ºCEB, através de ações diferenciadas de duração crescente e de responsabilização progressiva, privilegiando, quando possível, momentos de prática colaborativa e apoiando a análise e reflexão sobre os contextos observados.
No final da UC o aluno deverá:
•Compreender os campos da Educação de Infância, do 1º CEB e do 2º CEB como campos profissionais, na sua diversidade e especificidades.
•Valorizar a articulação entre os diferentes níveis de ensino.
•Aprofundar competências transversais que suportem a intervenção em contextos educativos diversificados.
•Compreender a função do educador, do professor do 1º CEB e do professor do 2º CEB como gestores do currículo.
•Mobilizar esses saberes nas atividades de observação e intervenção desenvolvidos no estágio.

1. Documentos legislativos principais e seu papel no desenvolvimento das práticas;
2. A construção curricular e seu planeamento;
3. A observação e intervenção educativa fundamentada;
4. Diferenciação pedagógica: Características metodológicas;
5. Organização das atividades educativas de acordo com alguns modelos curriculares/pedagógicos;
6. A intencionalidade e a reflexão crítica nas práticas educativas.

Avaliação Periódica
  • - Assiduidade e Participação - 40.0%
  • - Estágio - 60.0%

SIM

Canário, R. (1998). A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da educação, (6).
Canavarro, A. (coord) (2021). Aprendizagens Essenciais – Matemática. DGE.
Cosme, A.; Lima, L.; Ferreira, D. e Ferreira, N. (2021). Metodologias, métodos e situações de aprendizagem: propostas e estratégias de ação. Porto Editora.
Ministério da Educação (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Ministério da Educação.
Ministério da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais – Ensino Básico.
Ministério da Educação (eds.). (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: ME/DGE.
Monteiro, R (2017). Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. DGE.
Oliveira-Formosinho, J. (2013). Modelos Curriculares para a Educação de Infância: Construindo uma práxis de participação. Porto Editora.
Tomlinson, C. (2008). Diferenciação Pedagógica e Diversidade. Ensino de alunos em turmas com diferentes níveis de capacidade. Porto Editora.